quarta-feira, 31 de março de 2010

UM INCENTIVO ESPECIAL...

Uma família muito unida, que vivia bem e feliz, foi forçada a abandonar sua casa, por causa de uma terrível guerra que atingia o país. Tropas inimigas estavam se aproximando e, a única saída, seria fugir, atravessando as montanhas, onde alcançariam o país vizinho e toda, a família se salvaria.
Aquela família era grande. Na casa moravam dez pessoas, entre adultos, idosos, jovens, adolescentes e até um bebê. Numa noite, eles se reuniram e planejaram os detalhes para a viagem. Todos concordaram em tentar sair daquele lugar antes do dia clarear. Mas, havia um problema: o vovô Antônio. Ele estava com 88 anos, seu corpo estava debilitado, fraco e a viagem seria muito dura para ele.
No dia seguinte, tudo estava preparado e, na hora da partida, sentindo o peso da idade nos ombros, vovô Antônio falou:
- Por favor, me deixem aqui....Só vou atrapalhar vocês. É melhor ficar aqui, afinal, os soldados não vão se importar com um homem velho como eu !
Os filhos olharam um para o outro e um deles falou:
- Nada disso papai, o senhor vai embora com a gente. Se o senhor não for, então ninguém vai.... todos vão ficar aqui esperando os soldados inimigos.
Vovô Antônio, percebeu que não convenceria os filhos e acabou aceitando partir com a família em direção às montanhas.
As horas passavam e todos andavam em silêncio. Afinal, todo esforço deveria ser poupado, pois o caminho era longo. Entre a família havia uma menina de apenas um ano e, como ainda não conseguia acompanhar o passo dos adultos, combinaram que ela seria carregada por todos, sempre revezando para ninguém ficar sobrecarregado. Depois de várias horas de subida difícil, vovô Antônio, se sentou numa pedra. Estava muito abatido, respirando com dificuldade, parecia muito cansado, abaixou a cabeça e pediu:
- Por favor, me deixem para traz! Não vou conseguir andar mais. Estou muito cansado, sem forças, continuem sozinhos.
Um dos filhos voltou alguns passos, se aproximou do pai e disse:
- Nem pense nisso, papai. Você tem que continuar, tem que conseguir!
Mas, vovô Antônio parecia se entregar ao cansaço e, sem esperanças, disse:
- Não, por favor, meus filhos me deixem aqui!
O filho, não se dando por vencido, chegou perto do pai e falou:
- Vamos, pai, precisamos do senhor. Agora, chegou a sua vez de carregar o bebê.
Vovô Antônio pensou um pouco, levantou a cabeça e, vendo os rostos cansados de todos, olhou para o bebê enrolado em um cobertor, no colo do seu neto de treze anos. O garoto, magrinho, parecia fazer um imenso esforço para segurar uma pesada carga. Vovô Antônio se levantou e disse:
- Claro! Agora é a minha vez. Me dêem o bebê!
Vovô Antônio arrumou a criança no colo, olhou para aquele rostinho inocente e sentiu uma força renovada. Um enorme desejo de ver sua família a salvo, em um país sem guerra. Em seguida, abraçou a todos e disse:
- Vamos, já estou bem. Só precisava descansar um pouco. Vamos andando.
Todos seguiram a estrada e Vovô Antônio foi carregando a netinha no colo. E, naquela mesma noite, a família conseguiu cruzar a fronteira a salvo.

Refletindo:

Viver não é fácil.
Passamos por muitas dificuldades e chegamos a pensar que nunca alcançaremos nossos objetivos.
Se está faltando um incentivo na sua vida, olhe ao seu redor, a sua família, seus amigos... você encontrará um grande incentivo. Lembre-se como será maravilhoso para eles, a sua vitória. Por isso, levante a cabeça e continue a sua luta!

André Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário