terça-feira, 9 de março de 2010

FALANDO SÉRIO...

O segundo terremoto deste ano também chocou o mundo. Desta vez foi no Chile. O primeiro foi no Haiti, o país mais pobre das Américas, só comparável aos piores países da África. Por outro lado, o Chile é um dos melhores países da América, cujo nível de educação do povo é dos mais elevados. Contudo o que se viu depois do terremoto foi surpreendente: o povo, geralmente ordeiro, civilizado, parece que foi acometido de um surto de selvageria, marcado pelos saques e violências. A tal ponto que o governo teve que decretar toque de recolher e colocar o exército nas ruas para impedir o caos. Do ponto de vista psicológico, cabe ressaltar que nosso cérebro tem ainda uma mente primitiva que vive relativamente calma, adormecida mas que, em situações de ameaça à sobrevivência, esta parte assume de nossos comportamentos o comando e agimos com brutalidade e falta de consideração. É uma espécie de Hulk que cada um carrega dentro de si. É a programação para sobrevivermos como indivíduos. A camada de civilização que temos é como um verniz muito fino, que desaparece diante das ameaças à nossa existência. “Farinha pouca, meu pirão primeiro”, diz o ditado popular. Se não tenho como comprar ou obter comida pelos caminhos normais, civilizados, minha mente primitiva não vai aceitar que eu fique quietinho, bonzinho e morra de fome. Vou à luta com ferocidade, se preciso. Você, também amigo, nestas condições e foi isso o que fez o normalmente educado povo do Chile. Moral da história, meu querido (a) internauta: a necessidade não conhece leis.


André Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário