domingo, 7 de março de 2010

O APEGO...

O apego é crença, ou seja, crer de forma ilusória de que você não pode ser feliz sem determinada pessoa, coisa ou situação. Examinemos: se você só poderá ser feliz com algo ou alguém de quem você não pode prescindir, estará em constante sofrimento, porque estará em um estado de dependência emocional ou servidão.
Não podemos perder de vida que o apego não é um fato, é apenas uma crença, uma fantasia em sua cabeça. A boa notícia é eu se está em sua cabeça, está em seu poder remover esta crença. Lembre-se que nada fora da mente pode perturbá-la – a perturbação vem da opinião que você faz das coisas que estão do lado de fora de sua mente.
Supor necessitar de alguém como do ar que é essencial à nossa sobrevivência, é uma doença emocional, da qual só podemos nos curar se tivermos consciência do problema e agirmos no sentido de alcançar a libertação.
Por outro lado, se você aprender a apreciar o perfume de mil flores não se apegará a uma só, nem sofrerá quando não puder obtê-la. Se você tiver mil pratos prediletos, a perda de um não será notada e deixará sua felicidade intacta.
Para não cairmos na armadilha do apego, precisamos estar profundamente convencidos de que ninguém, a não ser nós mesmos, podemos garantir nossa serenidade e equilíbrio interior.


PENSE NISSO!

André Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário