sábado, 31 de julho de 2010

QUANTIDADE DE CONHECIMENTO


Toda semana, um fazendeiro já idoso, pegava um trem para ir à cidade depositar no banco o dinheiro da venda de sua colheita.

Fazia assim há muitos anos, e no final da tarde voltava no mesmo trem para sua fazenda.

Um professor universitário também tinha o hábito de fazer a viagem de trem. Ele sempre lia um livro, corrigia provas ou preparava algum teste para aplicar em aula, durante o percurso. Desta forma, se distraía e nem via o tempo passar.

Numa dessas viagens, o professor esqueceu sua pasta na escola e ficou sem ter com o quê se distrair. Então, resolveu puxar conversa com o fazendeiro que ele sempre via no trem.

Se aproximou do fazendeiro, o cumprimentou e depois de dizer seu nome, falou:

- Sou professor universitário. Tenho cinco diplomas, falo seis idiomas e sou muito viajado. Conheço todos os continentes. E o senhor, quem é?

O fazendeiro, após falar seu nome, acrescentou:

- Mas eu não completei nem o ensino fundamental...

O professor, percebendo que entre eles não seria possível uma longa conversa, sugeriu uma brincadeira para passar o tempo:

- Eu faço uma pergunta e o senhor também me faz uma pergunta. Quem errar paga um real para o outro.

O fazendeiro, porém, disse que não achava justo e sugeriu:

- Como tenho pouco conhecimento, se eu errar, eu vou ter que te pagar um real. Mas se o senhor, que tem muito conhecimento, errar, aí o senhor me paga dez reais.

Assim ficou acertado.

E o fazendeiro pediu para fazer a primeira pergunta:

- O que é, o que é que tem dez metros de comprimento, pesa dez

quilos, tem capacidade para transportar dez pessoas e dá a volta ao

mundo em dez dias?

O professor pensou, pensou, mas não encontrou a resposta, e admitiu:

- Não sei.

O fazendeiro, rapidamente estendeu a mão e falou:

- Então me pague os dez reais.

O professor pagou e, percebendo a esperteza do velho fazendeiro, disse:

- Sendo a minha vez de perguntar, vou fazer a mesma pergunta ao senhor: o que é essa coisa que o senhor me perguntou?

O fazendeiro, estendeu a mão para o professor e disse:

- Eu também não sei. Tome aqui o seu um real.

O QUE APRENDEMOS:

O que vale não é a quantidade de conhecimento que você tem, mas o que você é capaz de fazer com o pouco conhecimento que teve a oportunidade de receber.

André Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário