terça-feira, 27 de julho de 2010

"AMORES VIRTUAIS"



Um contato que pediu para não ser identificado me enviou o seguinte email: Amigo André Lyra, me dê um esclarecimento. Sou solteiro, moro sozinho e, pela Internet conheci uma mulher casada que me encantou muito. Mesmo sabendo que não podemos desejar o que não nos pertence, me encantei com ela e me parece que ela passou a gostar das palavras amáveis que sempre digo a ela. Por ora, ela me fala de sentimentos de amor, porém, percebo que ela prefere não entrar fundo nesse assunto, evitando qualquer possibilidade de também estar gostando de mim. Por que será que ela está reagindo assim? Desde já, agradeço sua resposta.


Resposta:
O filósofo Demóstenes que nasceu no ano 384 a.C – numa época que não havia Internet, disse: “Nada é mais fácil do que se iludir, pois todo homem acredita que aquilo que deseja seja também verdadeiro”. Amados: acreditamos em coisas porque queremos acreditar nelas, e não por causa das evidências. Parece que a espécie humana não suporta muita realidade.
MAS VAMOS AO PONTO: No caso do nosso amigo, que mora sozinho, provavelmente se sente solitário, encantou-se com a namorada virtual. Ele se encantou por ela porque quer acreditar que ela seja encantadora, sem ter nenhuma base para isso. Mas, quando a paixão entra pela porta da frente, o juízo sai correndo pela porta dos fundos.
Aquele que é imaturo pretende introduzir o outro no seu projeto pessoal de vida, em vez de tentar contribuir com o outro num projeto construído em comum.
Ele pergunta porque ela evita falar sobre o amor que ela sente por ele: provavelmente porque ela é menos carente e menos imatura que você internauta, que confunde um namorico virtual com enamoramento profundo. Você sequer conhece a pessoa real pela qual está apaixonado. Essa sua paixão é uma forma de satisfazer sua carência; seu amor pode acabar por se tornar uma espécie de grude, pegajoso. Acaba abandonado por todos, porque ninguém quer ser apenas um instrumento da felicidade alheia.
Essas trocas de mensagens podem ser equiparadas a diálogos de um romance ficcional, cada um dando vazão ao seu espírito poético, coisa que pode ser muito gostosa, porém sem nenhum compromisso com a realidade. Isso vai acabar em muita frustração para você.
Trate primeiro de conhecer a pessoa real e depois construir seu sentimento por ela; você está andando pela contra-mão afetiva. E abra seu olho, porque senão, a princesa acaba virando rã.

MEDITANDO...

A palavra PAIXÃO vem do latim passione, que significa SOFRIMENTO. Daí a expressão PAIXÃO DE CRISTO, ou seja SOFRIMENTO DE CRISTO. Paixão costuma trazer, realmente, muito sofrimento.

PENSE NISSO!
André Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário