domingo, 31 de outubro de 2010

EXPERIMENTE O MELHOR CONSOLO


Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Tiago 1:12-13

Amado(a),Você busca consolo em se isolar, mas tudo que você obtém é solidão. Você busca consolo em julgar e criticar outras pessoas, mas tudo que você obtém é ressentimento. Você busca consolo em investir o melhor da sua energia em adquirir bens, mas tudo que você obtém é a insegurança de que todas essas coisas não durarão para sempre. Você busca consolo ao criar uma forma de evitar os altos e baixos da vida, mas tudo o que você obtém são dias vazios e sem nenhum significado. Você busca consolo ao ser complacente consigo mesmo na busca de prazeres, mas o que você obtém é uma superficial sensação que não lhe traz nenhuma alegria e real contentamento. Você busca consolo ao fugir da possibilidade da dor e do desapontamento. Porém, o que você encontra nessa atitude é apenas uma fuga vazia da concreta realidade da vida. Mais existe um melhor consolo. Busque consolo nos desafios que certamente virão e os quais - pela graça de Deus - lhe proporcionam crescimento e maturidade. Busque consolo no seu crescimento através das tempestades e adversidades e no fato de que todas as coisas contribuem em favor daqueles que realmente amam a Deus. Essa certeza e confiança quando sedimentada no fundo do seu interior jamais, em tempo algum, irão desaparecer. A maneira como você responde aos desafios na segunda metade da sua vida determinará aquilo que você se tornará depois do jogo; é lá que você poderá determinar se será um vencedor ou um derrotado.

MEDITE BASTANTE!!!
André Lyra

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PERCEPÇÕES


Amados,Aquilo que aparenta ser frio, duro, uma realidade imutável, pode ser transformado pela sua própria percepção; apesar de ser tolice ignorar a realidade, por outro lado é uma tragédia ser congelado por ela. Dick Goldman E se as suas limitações nada mais fossem do que pura ilusão? E se você estivesse sendo amarrado não pelas circunstâncias, mas pela sua própria mente? Apesar de ser relativamente fácil reconhecer as resistências das pessoas, por outro lado as suas próprias percepções são ainda mais difíceis de distinguir da realidade. Sob muitos aspectos o mundo que você vê é de sua própria fabricação. Considere isso. Os obstáculos que você percebe podem não ser reais se você conseguir que a sua mente o supere. Em grande parte as limitações contra as quais você vem lutando podem simplesmente desaparecer no momento em que você muda o seu ponto de vista. Você já imaginou a possibilidade de mudar situações difíceis e resolver problemas complexos, mas sem saber que você pode mesmo mudá-los? E se você – de repente – tivesse a solução desses problemas? Olhe para além das suas deduções. Dê um passo para fora das suas próprias percepções e você ficará maravilhado com a vasta possibilidade que Deus tem colocado à sua frente. Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11.

PENSE NISSO!
André Lyra

terça-feira, 26 de outubro de 2010

MEU PAI É O PILOTO


Um empresário bem sucedido costumava fazer muitas viagens de avião por causa de seu trabalho. Certo dia,ele estava sentado numa poltrona da sala de espera do aeroporto,quando começou a observar um menino,sozinho,quietinho em outra poltrona. Quando o embarque começou,o funcionário da companhia aérea colocou o menino na frente da fila para encontrar seu lugar antes dos adultos. Logo depois,o empresário também entrou no avião e viu que se sentaria justamente na poltrona ao lado do menino. Ele puxou conversa,e o menino, muito educado, respondeu normalmente.Em seguida,pegou um livro e começou pintar. O empresário ficou curioso porque o menino não demonstrava ansiedade ou preocupação com a expectativa do avião levantar voo a qualquer instante. E o avião decolou tranqüilamente. Mas,durante o voo,uma tempestade muito forte fez o avião ficar balançando o tempo todo. A turbulência e as sacudidas assustaram alguns dos passageiros.Mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade. Uma das passageiras,sentada do outro lado do corredor,ficou preocupada com tudo aquilo e perguntou ao menino: - Você é tão novinho...não está com medo,garoto? O menino,deu um grande sorriso e respondeu orgulhoso: - Não senhora,não tenho medo.“O MEU PAI É O PILOTO”!

O QUE APRENDEMOS:

Na vida de quem tem fé,é a mesma coisa. Não há turbulência que tire a paz,quando se tem a certeza de que o Nosso PAI maior é o piloto!

André Lyra

O FILHO DO SAPATEIRO


Quando Abrahan Lincoln foi eleito Presidente dos Estados Unidos, a classe alta americana ficou decepcionada, e se perguntando; “Como poderia um operário assumir a liderança de um País?” Um senador americano, inclusive, chegou a fazer um comentário maldoso com o próprio Abrahan Lincoln, dizendo: - Vamos ver se o filho de um sapateiro tem condições de dirigir o nosso País... E, Abrahan Lincoln, respondeu: - Que bom o senhor ter lembrado de meu pai. Gostaria de ser um presidente tão bom quanto ele foi um bom sapateiro. Aliás, estou vendo que o senhor está usando um par de sapatos fabricados por ele. Aprendi a consertar sapatos com o meu pai. E, se algum dia os seus sapatos apresentarem algum problema, por favor, me procure que os consertarei.

O QUE APRENDEMOS:
Nunca faça pré-julgamentos!

André Lyra

Guiados Por Cegos


Uma senhora idosa, estava parada num canto da calçada, preocupada e com medo de atravessar uma avenida muito movimentada por carros. Ela nem se mexia. Finalmente apareceu um homem que perguntou se poderia atravessar aquela pista com ela. Alegre e muito agradecida, a senhora tomou o braço do homem e os dois começaram a atravessar a pista. Mas a senhora começou a ficar mais apavorada ao ver que o homem fazia um verdadeiro zig zag no meio dos carros, cujos motoristas buzinavam, freavam e falavam palavrões, irritados com a atitude dos dois. Quando finalmente chegaram ao outro lado, a senhora, furiosa, disse para o homem: - Você quase nos matou. Parece até um cego! E, para a surpresa da senhora, o homem falou: - Mas eu sou cego. Foi por isso que perguntei se poderia atravessar junto com a senhora.

O QUE APRENDEMOS:

Em muitas ocasiões nos encontramos aflitos e com medo diante de situações difíceis e, aparentemente, sem solução. Nos sentimos incapazes. E, quando aparece alguém propondo uma saída, logo aceitamos a nova possibilidade sem o cuidado de verificar se estamos caminhando em terra firme ou nos dirigindo a um precipício.

PENSE NISSO!

André Lyra

Palavra da Semana...


Meu querido internauta: você, com certeza, acharia um absurdo um país homenagear com um estátua um cidadão que tentou, no passado, assassinar um chefe de estado. Mas isso aconteceu essa semana: a cidade de Berlim divulgou planos para construir, no ano que vem, uma silhueta de aço do rosto de Georg Elser de 17 metros de altura. Detalhe: Georg era carpinteiro e o chefe de estado era ninguém menos do que Adolf Hitler. Depois de saber disso você já não acha tão absurdo. Com essa notícia quero chamar a atenção para algo que às vezes não levamos em conta: não há verdades absolutas, tudo é relativo. Por exemplo: matar é errado? Depende. Se alguém quiser matar seu filho, você acharia errado matar o agressor? E roubar é sempre errado? Depende. E se for para impedir que você ou alguém que você ame morra de fome? Poderia dar incontáveis situações em que aquilo que de maneira geral é considerado errado, em certos contextos seria a coisa certa a fazer. Assim, não fique muito restrito a conceitos genéricos, veja cada situação em seu devido contexto. Nada em si mesmo é absolutamente certo ou errado. Repito: depende do contexto.


André Lyra

Vamos Refletir...


Um guru prometeu a um discípulo uma revelação da importância maior do que qualquer outra coisa contida nas escrituras. Quando o discípulo ansiosamente a pediu, o guru lhe disse: Vá lá fora na chuva e erga os braços e a cabeça para o céu. Isso lhe trará a primeira revelação. No dia seguinte, o discípulo veio relatar: Segui seu conselho e a água escorreu pela minha cara, meu pescoço e eu me senti um perfeito idiota. Bem, - disse o guru – para o primeiro dia essa é uma grande revelação, não acha?.


André Lyra

Sobre a Pobreza...


Meu querido internauta: Estar sem dinheiro, grana, não é pobreza é só dureza. A pobreza não é falta de dinheiro, não é um estado social, nem econômico, nem financeiro. É uma atitude psicológica , um estado mental vazio, sem sonhos, nem perspectivas, nem metas. As atitudes são mais importantes até do que os fatos, pois elas alteram a nossa realidade. É nossa a responsabilidade por estarmos onde estamos e sermos o que somos. Quando não se pode fazer tudo o que se deve, deve-se fazer tudo o que se pode. Não fique abaixo de seu potencial, não viva como um cavalo de corridas puxando uma carroça. Para progredir continuamente devemos erradicar mitos, e um deles é o famoso “quando...” que sempre tenta nos deter: “Quando eu tiver dinheiro...”, “Quando meus filhos crescerem...”, “Quando me casar...”, “Quando me separar...”, quando... quando.... Como dizia São Jerônimo: comece ser agora o que você será daqui em diante.
Estamos sempre esperando as condições favoráveis para realizarmos nossos sonhos, mas as metas não esperam as condições favoráveis. Se não as criarmos, nunca conseguiremos nada. Como disse um general da antiguidade: ou nós encontramos um caminho ou nós abrimos um. Cada um é responsável pelo que é e pelo que consegue na vida.


Medite Bastante!
André Lyra

Ao Internauta Tímido


A timidez é o medo excessivo de fazer ou dizer algo “errado” e/ou não ter a aparência que “deveria”. O significado de “errado” ou “deveria” depende de sua própria definição. O mais importante a ser compreendido é por que você nutre este medo ou ansiedade excessivos. A resposta está em que os outros podem criticá-lo ou não gostar de você, e assim você se classifica tolamente como inútil. Pensa que os outros devem aceitá-lo e encará-lo de uma forma sempre positiva. Essa absurda necessidade de perfeição esconde-se por trás de extrema timidez. É a sua exigência de comportamento, aparência ou alguma característica perfeitos que o leva à desvalorização. Você pensa: “se eu tenho uma característica ruim (o que acontece com todos nós), então sou uma pessoa ruim. Essa é uma ideia falsa. O ponto é o seguinte: Você não é igual a uma característica sua. Você é a pessoa que emite comportamentos ou possui característica, mas você emite inúmeros comportamentos e tem incontáveis características, que de maneira nenhuma o definem. Assim, você pode cometer uma burrice, mas não se torna um burro. Exemplificando: Para alguém usar o rótulo de burro teria que só fazer burrice o tempo todo e ninguém é assim.

Reflita Bem...

André Lyra

Falando aos Casais


O amor é equivocadamente visto como um encantamento biológico – isso é desejo, sensualidade, apetite sexual e existe em todos os animais; não há nada de especial nisso. Então, é necessário aprendermos a estabelecer uma clara distinção entre sensualidade e amor. A sensualidade é uma paixão cega; o amor é uma energia positiva de um coração silencioso, sereno. O amor nada tem a ver com a biologia, com a química ou com os hormônios. O amor é uma experiência espiritual – nada a ver com sexos e nada a ver com corpos, mas algo a ver com o ser mais íntimo. Pode-se amar sem desejar e pode-se, também, desejar sem amar. Um homem pode se apaixonar por uma mulher porque gosta das pernas dela e, uma mulher pode se apaixonar por um homem por causa de seus ombros largos. E, por coisas tão pouco essenciais, as pessoas se apaixonam! O problema é que quando você vive com uma pessoa, não está vivendo com uma parte de seu corpo, não está vivendo com as pernas ou com os ombros. Nada errado em admirar partes do corpo. O problema é que nos apaixonamos por uma bobagem e acabamos casando com ela.



PENSE NISSO!
André Lyra

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O CIRCULO DO AMOR



Ele quase não viu a senhora com o carro parado no acostamento, mas percebeu que ela precisava de ajuda. Assim, parou o seu carro e se aproximou.

O carro dela cheirava à tinta de tão novinho.

Mesmo com o sorriso que ele estampava na face, ela ficou preocupada. Ninguém tinha parado para ajudar durante a última hora.

Ele iria aprontar alguma coisa? Ele não parecia seguro; parecia pobre e faminto.

Ele pode ver que ela estava com muito medo e disse: “- Eu estou aqui para ajudar madame. Por que não espera no carro onde está quentinho? A propósito, meu nome é Bryan".

Bem, tudo o que ela tinha era um pneu furado, mas, para uma senhora, era ruim o bastante.

Bryan abaixou-se, colocou o macaco e levantou o carro. Logo ele já estava trocando o pneu. Mas, ficou um tanto sujo e ainda feriu uma das mãos.

Enquanto ele apertava as porcas da roda ela abriu a janela e começou a conversar com ele. Contou que era de St. Louis e só estava de passagem por ali. Disse que não sabia como agradecer pela preciosa ajuda.

Bryan apenas sorriu, enquanto se levantava.

Ela perguntou quanto devia (qualquer quantia teria sido muito pouco para ela). Já tinha imaginado todas as terríveis coisas que poderiam ter acontecido se Bryan não tivesse parado.

Bryan não pensava em dinheiro. Aquilo não era um trabalho para ele. Gostava de ajudar quando alguém tinha necessidade. Este era seu modo de viver e nunca lhe ocorreu agir de outro modo. Ele respondeu:

“- Se realmente quiser me reembolsar, da próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, dê para aquela pessoa a ajuda de que ela precisa”. E acrescentou: “... e pense em mim”. Ele esperou até que ela saísse com o carro e também se foi.

Tinha sido um dia frio e deprimido, mas ele se sentia bem, indo para casa, desaparecendo no crepúsculo.

Algumas milhas abaixo a senhora encontrou um pequeno restaurante. Ela entrou para comer alguma coisa. Era um restaurante um tanto sujo. A cena inteira era estranha para ela.

A garçonete veio até ela e trouxe-lhe uma toalha limpa para que pudesse esfregar e secar o cabelo molhado e lhe dirigiu um doce sorriso. Um sorriso que, mesmo depois de um dia inteiro de trabalho com os pés doendo, não pode apagar.

A senhora notou que a garçonete estava com quase oito meses de gravidez, mas ela não deixou a tensão e as dores mudarem sua atitude.

A senhora ficou curiosa em saber como alguém que tinha tão pouco na vida podia tratar tão bem a um estranho. Então se lembrou de Bryan.

Depois que terminou a refeição, enquanto a garçonete buscava troco para a nota de cem dólares, a senhora se retirou. Já tinha partido, quando a garçonete voltou. A garçonete ainda queria saber onde a senhora poderia ter ido quando notou algo escrito no guardanapo, sob o qual tinha mais 4 notas de cem dólares.

Havia lágrimas em seus olhos quando leu o que a senhora havia escrito.

Dizia: “Alguém me ajudou uma vez e da mesma forma eu a estou ajudando. Se você realmente quiser me reembolsar, não deixe este círculo de amor terminar em você”.

Bem. Havia mesas para limpar, açucareiros para encher e pessoas para servir. Aquela noite, quando foi para casa e deitou-se na cama, ficou pensando no dinheiro e no que a senhora deixara escrito.

Como pode aquela senhora saber o quanto ela e o marido precisavam disto?

Com o bebê para o próximo mês, como estava difícil. Ela virou-se para o preocupado marido que dormia ao lado, deu-lhe um beijo macio e sussurrou:

“- Tudo ficará bem, meu amor. Eu te amo Bryan”.

Pense nisso, e não feche esse círculo de amor.


André Lyra

terça-feira, 19 de outubro de 2010

RENOVANDO AS ESPERANÇAS


Uma grande inundação destruiu completamente a casa
onde um homem armazenava tudo o que havia colhido de sua pequena plantação.
Em poucas horas, aquele homem perdeu tudo o que tinha construído em muitos anos de sua vida.
Decepcionado, o homem não sabia o que fazer, e como cuidaria de sua família dali para a frente, já que não possuía mais nada no mundo.
Mesmo assim, o homem permaneceu no local ainda por muito
tempo, esperando que as águas baixassem.
E foi ali, cenário de sua ruína, que o homem, com o coração partido e desencorajado, percebeu algo diferente que estava aparecendo numa escavação feita pela água que tinha escoado.
Sem certeza do que se tratava, ele pensou: "Parece ouro!”
E era ouro mesmo.
Portanto, a inundação que o tornou pobre, o transformou em um homem muito rico.

O QUE APRENDEMOS:

Passamos por momentos difíceis em nossa vida, mas não podemos desistir. Não podemos perder jamais a ESPERANÇA.


PENSE NISSO QUERIDOS!!!
André Lyra

FIQUE ATENTO


Toda manhã, na África, uma gazela sabe que precisa ser mais veloz que o mais rápido dos leões, senão morrerá. Toda manhã, também na África, um leão sabe que precisa correr mais que pelo menos a mais lenta das gazelas, senão morrerá de fome. Não importa, meu querido se você é um leão ou uma gazela. Quando o dia amanhecer, é melhor que você esteja correndo.



Reflita bastante ok...

André Lyra

SER FELIZ?...VAMOS LÁH...


As atividades de todos os dias – levantar, tomar o café da manhã, trabalhar, pagar contas, resolver problemas... enfim, a rotina diária é a principal causa da inércia que faz com que você não desenvolva projetos nem metas. Não basta apenas trabalhar e ganhar dinheiro. É fundamental buscar a realização, aquilo que é significativo para você. Muitos que tem uma boa casa, uma boa família e uma boa renda, sentem-se insatisfeitos com o que possuem, e às vezes se perguntam: “Para que estou fazendo tudo isso se não sou feliz nem realizado?”. A felicidade, a realização, os resultados e o sucesso não chegam dessa maneira. O que acontece é que esse tipo de pessoa funciona com o pensamento equivocado. Pensa que a felicidade vem sozinha e que um dia, milagrosamente, vai bater na porta. Meu querido Internauta: A felicidade é um estado que você pode alcançar em sua vida. Mas ela não é um dom que é dado de graça, é como uma montanha que deve ser conquistada.


PENSE NISSO!
André Lyra

Bullying


Existe uma situação terrível entre crianças e adolescentes: o nome é bullying que é a prática de violência, humilhação e intimidação física ou psicológica, que acontece, principalmente nas escolas. Imagine uma criança ir, diariamente à escola, amedrontada por estas cruéis perseguições. Entretanto, uma pesquisa mostrou um resultado surpreendente: a principal causa de estresse infanto-juvenil não é o bullying e sim, pasmem, as críticas e desaprovações dos próprios pais, conforme declararam 63% das crianças consultadas. A criança não nasce com auto-estima, não sabe quem é. O primeiro espelho que ela vê é o rosto da mãe, que reflete se ela é bem vinda ao mundo, se tem valor, etc. Aos poucos outros espelhos também refletem sua imagem: seu pai, familiares, professores... E, as críticas e desaprovações vão mostrando que seu rosto é feio, que ela não é quem deveria ser, que do jeito que ela é errado, que sempre deveria ser diferente de quem é. Apesar de o bullying ser cruel, é uma violência limitada a um lugar e a um horário: na escola, enquanto que a violência verbal cometida pelos pais, fica ecoando na cabeça da criança 24 horas por dia, todos os dias e, muitas vezes, pelo resto de suas vidas.


André Lyra

AOS QUE ACHAM SEMPRE CERTOS...


A obsessão em estar certo, é um ímpeto baseado no medo de nos proteger para não parecermos “errados”. Em uma cultura baseada em punições e recompensas é mal negócio estar errado, pelo medo das várias formas de punição, como, por exemplo, castigo físico, falta de amor, caras amarradas, etc. Muitos em uma cultura como a nossa que prioriza “certo/errado” são cuidadosos para evitar que sejam marginalizados como errados ou maus, pessoas que devem ser evitadas, atacadas, excluídas, punidas, culpadas e transformadas em bode expiatório. Essa atmosfera de medo aumenta muito quando as pessoas aprendem a “achar alguém para culpar” em vez de assumir a responsabilidade por suas ações e aprender com elas. Já, em algumas outras e poucas culturas, cometer erros ou “estar errado” sobre algo é visto como uma oportunidade para crescer pelo aprendizado. Então, meu querido internauta, pense nisto: Você quer estar certo ou ter relacionamentos significativos? Você não pode ter os dois.


André Lyra

AUTONOMIA NO AMOR


Autonomia, segundo o dicionário Aurélio, quer dizer, dentre outras: “1. Faculdade de se governar por si mesmo. 2. Liberdade ou independência moral ou intelectual. Autonomia significa não ser dirigido por fora, por ninguém. No momento em que você depende, começa a sentir-se miserável, porque dependência é escravidão. Se o amor está destruindo a liberdade ele não é digno. Assim, qualquer coisa que se torne nociva à liberdade é motivo de ódio para a pessoa. Quando duas pessoas maduras estão amando, sua união não destrói sua individualidade. Duas pessoas maduras se amando, ajudam uma à outra a se tornarem mais livres. Suas individualidades não são anuladas – se tornam mais fortes. Seu amor é do tipo que dá liberdade, e não novas correntes. O amor não é tão valioso quanto a liberdade. O amor tem um grande valor, mas não superior ao da liberdade. Assim, a pessoa gostaria de estar amando mas não gostaria de ser aprisionada pelo amor. Enfim, meu querido: O amor não é destruído pelo casamento. O amor é destruído por pessoas que não sabem amar.


Reflitam!
André Lyra

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

UMA NOVA OPORTUNIDADE...


Roberto estava cansado de tudo: trabalhar, ver todos os dias as mesmas pessoas, passar horas no mesmo escritório, jantar a mesma comida, escutar as reclamações da esposa quando chegava cansado em casa...
Queria apenas descansar, ouvir seus cds preferidos, ler um livro, mas não conseguia. Nem sua filha, de apenas 6 anos deixava, pois queria brincar com ele, ter um pouco de sua atenção.
Roberto se irritava até com o seu pai, que costumava lhe dar conselhos.
Muito estressado, pensava: “clientes, esposa, filha e pai...eles me deixam louco. Eu quero sossego, quero paz!”
A única coisa boa para Roberto era dormir. Quando fechava os olhos conseguia sentir um grande alívio, já que se esquecia de tudo e de todos.
Por isso, naquela noite, foi logo se deitar. Fechou os olhos.
De repente, ele ouviu uma voz dizendo:
- Olá, vim te ajudar!
Roberto, surpreso, perguntou:
- Me ajudar? Quem é você?
E a voz falou:
- Deus me enviou. Disse que ouviu suas queixas e que você tem razão. Por isso, receberá a ajuda que precisa.
Roberto, confuso e com medo, disse:
- Isto não é possível, para isto eu teria que estar...estar...
E a voz completou:
- ... morto! Mas você está. Agora não vai mais se preocupar em ver sempre as mesmas pessoas, nem agüentar a sua esposa reclamando, sua filha te irritando por querer brincar com você e nem terá que escutar os conselhos de seu pai.
Roberto, já ficando apavorado, disse:
- Mas...o que vai acontecer com todos? Com a minha família? Com o meu trabalho?
E a voz, simplesmente respondeu:
- Não se preocupe, já contrataram alguém para o seu lugar, e com certeza, a pessoa está muito feliz porque não conseguia um emprego há muito tempo. Quanto a sua esposa, ela encontrou um homem que a quer bem, a respeita, admira suas qualidades, aceita seus gostos, defeitos e compreende todas as suas reclamações. Além disso, este homem também se preocupa com sua filha como se fosse dele. Inclusive, ele tem muita paciência e sempre arruma tempo para brincar com ela por mais cansado que chegue do trabalho. Estão sendo felizes.
E Roberto, completamente desesperado, gritou:
- Não! Eu não quero isto! Quero minha vida de volta!
E a voz falou:
- Sinto muito, a decisão já foi tomada.
Roberto, desesperando e chorando, disse:
- Mas isto significa que nunca mais vou poder beijar o rostinho da minha filha... nem dizer "eu te amo" para minha esposa... nem dar um abraço no meu pai... não! não quero morrer, quero viver, envelhecer junto com minha mulher, não quero morrer ainda!
E a voz, continuou:
- Mas era o que você queria, descansar. Agora já tem seu descanso eterno, durma para sempre!
Roberto, gritava:
- Não, não quero! Por favor, Deus! Quero minha vida de volta!
Nesse momento, a esposa de Roberto consegue acordá-lo. Preocupada, ela pergunta:
- ... o que aconteceu amor? Teve um pesadelo? Você está bem?
E Roberto, demorou um pouco para responder. Mas, entendendo a lição, disse:
- Não, querida.... não foi um pesadelo, mas sim uma nova oportunidade.

O QUE APRENDEMOS:

Se você se cansou de tudo e de todos, lembre-se que nem sempre temos uma nova oportunidade.
Por isso, agradeça mais e reclame menos. E, principalmente, valorize tudo o que você tem!!!


REFLITA BASTANTE!
(André Lyra)

O MOTORISTA APRESSADO


Na hora do rush era sempre a mesma história: Motoristas nervosos, sinais e buzinas irritantes. Naquele dia não era diferente. De repente, o homem viu um carro se aproximando em alta velocidade atrás do seu. Pelo retrovisor percebeu que um motorista apressado queria ultrapassá-lo de qualquer jeito. Pensou em continuar naquela pista, afinal, estava no limite de velocidade permitido. Mas seu bom senso falou mais alto e ele mudou de pista, permitindo a ultrapassagem. Aquilo o deixou irritado, mas logo se esqueceu, porque, o seu celular tocou. Era a esposa, muito nervosa, dizendo que estava no hospital. O filho único deles tinha sofrido um acidente. Desesperado, ele esqueceu seus compromissos daquele dia e correu para o hospital. Chegando lá, a esposa o acalmou, dizendo que o pior já havia passado, pois o filho foi salvo, porque o cirurgião chegou a tempo. Aliviado, o homem fez questão de agradecer ao cirurgião. E teve uma grande surpresa: Era justamente o homem que ele deixou passar horas antes na estrada. O motorista apressado era, na verdade, o médico cirurgião que salvou seu filho. O QUE APRENDEMOS: Muitas vezes, um simples gesto de bom senso pode salvar uma vida. Quando pressionado pelo motorista apressado, o primeiro impulso deLE foi de resistir em nome de um orgulho leviano, sem saber o real motivo da urgência. Muitas vezes agimos assim, ao invés de confiarmos nos motivos dos outros sem qualquer pré-julgamentos.

André Lyra

sábado, 16 de outubro de 2010

HOMENAGEM AOS PROFESSÕRES


SEGURANDO SUA MÃO

Leandro era tímido e seu rendimento na escola, regular. Não conversava nem com o professor. Sua mãe sempre dizia
que ele era muito devagar.
Leandro se comunicava através da linguagem de Libras, de sinais, pois nasceu surdo.
Antes das férias de julho, depois de ter passado uma atividade, a professora de Leandro pediu licença à turma e foi tomar um cafezinho, pois tinha saído de casa sem comer nada.
Quando a professora estava saboreando seu café, apareceu Leandro com o rosto machucado, acompanhado por dois colegas, contando que ele tinha tropeçado e batido com a testa na quina da porta.
A professora olhou o ferimento e percebeu que Leandro teria de levar pontos. Então ligou para a família avisando o que tinha acontecido. Logo a irmã de Leandro chegou e foram para o hospital.
Mas a moça estava nervosa, chorando e dizendo que o irmão ia desmaiar porque não agüentava ver sangue e nem sentir dor.
Quando chegaram ao hospital, a professora olhou para Leandro e disse a ele que os pontos não iriam doer porque a médica daria anestesia, um remédio que não deixava sentir dor.
Enquanto o médico dava os pontos, a professora segurava a mão do menino sempre sorrindo para ele. Depois que Leandro foi medicado, a professora deixou ele e a irmã em casa, e voltou para a escola.
No dia seguinte, na sala de aula, Leandro estava todo feliz.
A professora ficou surpresa, pois pensou que ele ficaria de cama. Então pediu para ele contar tudo o que tinha acontecido no hospital, pois fariam uma redação sobre o assunto.
Muito à vontade, Leandro começou a contar, através da linguagem dos sinais, o que aconteceu. E com um detalhe especial: ele sempre sinalizava que a professora estava junto dele, segurando sua mão.
A partir daquele dia, Leandro ficou enturmado, sorria e conversava com a professora e colegas contando as coisas do seu dia a dia.
Na reunião de pais, a mãe de Leandro perguntou à professora por que ele tinha mudado tanto, pois agora chegava em casa, ia logo estudar, estava atencioso com a família e fazendo planos de ser aprovado para a quinta série.
A professora respondeu que também já tinha observado a mudança do aluno mas que não tinha uma resposta para dar.
Mas no fundo a professora sabia.

O QUE APRENDEMOS:

Ensinar é uma arte.
Mas também um eterno aprendizado, principalmente para quem coloca amor enquanto educa.


(André Lyra)
PARABÉNS AOS MESTRES!!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A PRECE E AS CRIANÇAS


Um religioso, depois de formar sua família, não tinha mais tranqüilidade para fazer suas orações.
Certa noite, ao se ajoelhar se preparando para falar com Deus, foi perturbado pela brincadeira das crianças na sala. Irritado, gritou para a esposa:
- Mande as crianças ficarem quietas!
Assustada, a mulher obedeceu o marido e as crianças sossegaram.
Desde então, sempre que o missionário chegava em casa, os filhos ficavam em silêncio no momento da oração. Mas o religioso sentia que Deus não o escutava mais.
Numa noite, no meio da prece, o religioso perguntou a Deus:
- Senhor, o que está havendo? Tenho a paz necessária, mas não consigo falar contigo?
O religioso, então, ouviu uma voz que disse:
- Deus escuta palavras, só que não escuta mais os risos. Ele sabe que existe a devoção, porém não vê mais a alegria.
Ao ouvir aquelas palavras, o religioso se levantou, e de novo gritou para a esposa:
- Deixe as crianças brincarem! Elas fazem parte da oração!

O QUE APRENDEMOS:

Crianças são bençãos em nossa vida e só trazem alegria!!!

(André Lyra)

MAGIA INFANTIL


Certa Moça entrou para a faculdade, e não demorou muito, se apaixonou por um colega de sala. Mesmo contra a vontade dos pais, se casou. Foi tudo muito simples, bem ao contrário das grandes festas tradicionais de casamento, como sempre desejou seu pai.
Desde o dia do casamento, só falava com a mãe. Ela e o pai nunca mais tiveram contato.
Mesmo sentida, sofrendo com a indiferença do pai, a moça lembrava com carinho da sua infância, que foi maravilhosa. Ela vivia atrás do pai para todos os lados. E quando ia dormir, o pai cantava uma música muito bonita que dizia: "...há um mundo bem melhor, todo feito pra você ...”
O tempo passou...
Ela teve um bebê. Quando a criança completou cinco meses, ela decidiu que era a hora dos avós conhecerem o netinho.
No trajeto para a casa dos pais, a angústia da mesma aumentava. Ela ficava se perguntando: “será que meu pai vai falar comigo? Será que vai aceitar o meu filho? Se ele rejeitar o neto, nem sei o que vou fazer!”.
Ao chegar na casa dos pais, se cumprimentaram normalmente. O pai deLa deu apenas uma olhada no neto.
Durante o almoço, o pai da mesma ficou calado. Por isso, horas depois, ela achou melhor ir embora, apesar de já estar tarde e o trajeto ser longo. Mas, começou a chover forte e a mãe não os deixou ir embora. Todos foram dormir.
Quase amanhecendo, ela acordou assustada. Olhou o relógio e viu que tinha passado da hora do filho mamar. Mas ficou surpresa porque ele estava quieto. Pensando que o bebê ainda dormia, ela atravessou o corredor para ir na cozinha. Mas parou ao ver uma cena emocionante: seu filho estava com a cabeça apoiada numa almofada no chão, agitando as mãos e pés, enquanto o avô, todo feliz, cantava enquanto dava a mamadeira para o netinho. A música era a mesma que o pai cantava para ela quando ia dormir.
A filha chorou de alegria. Seu filho, aquele “pedacinho de gente”, havia conseguido, em tão pouco tempo, conquistar o coração do avô e acabar com aquela briga boba entre pai e filha.

O QUE EU APRENDO...

As crianças têm o poder de unir as pessoas.


PENSEM NISSO!

(André Lyra)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

SEJA LUZ


O Senhor esta esperando que haja em nós uma disposição para transportarmos a Glória para atrairmos as pessoas, contemplando-as através dos olhos de Jesus. Tudo em nossa vida tem que ser através de uma decisão. Precisamos nos dispor a ser luz para que a glória do Senhor brilhe em nossas vidas. Você nunca terá além do que as promessas do Senhor, e nem menos do que Jesus lhe oferece, mesmo que voce seja rico, é somente o que Deus lhe dará. Não viverá nenhum minuto a mais ou a menos do que o Senhor te prometeu, mesmo que tenha o melhor medico do mundo, ou hospital que seu dinheiro possa pagar. Leva a palavra de Deus para conquistar as nações, não se importe em perder amigos, ou parentes, deixe que pensem o que quizer de voce, o importante e estar nas bençãos do Senhor, em comunhão com a verdade e vontade DEle. Deus não veio para ficar alimentando as nossas feridas, ou apeenas passando um remedinho para aliviar ou para nós deixar machucar, ELe veio para cura-las. Ele é o Senhor te ama. Um testemunho de uma vida com Vitórias fala mais que muitas palavras. A mudança começa em nós. E é por meio da sua vida, do seu comportamente, do seu testemunho de fé; que pessoas irão conhecer o poder do Senhor esperar por mudança; e vendo estas mudanças e que voce provará que só Jesus abençõa, só Jesus pode e é tudo, pois voce será o espelho da misericordia do Senhor.

CREIAAA!
André Lyra

DESISTIR NUNCA


Quando agirmos vamos obter algum resultado. Se for aquele que desejamos, ótimo!, beleza pura! Se não for, teremos uma experiência de aprendizagem e saberemos a partir daí o que não tornar a fazer. Isso aumenta as nossas chances de obter os resultados desejados. É chamado de aprendizagem pelo erro de cometimento. Quando não agimos perdemos a oportunidade de nos aproximar do nosso objetivo e crescer. Esse é o chamado erro de omissão, e o aprendizado é nulo. Meu querido (a) internauta: se a sua vida é isenta de fracassos, então você não está assumindo os riscos necessários. Quem voa também pode cair. A arte está em saber aterrizar. Não obter o resultado desejado é apenas uma condição temporária. Desistir é que a faz permanente. André Lyra

MATURIDADE


Maturidade significa, também, tolerar a frustração de nem sempre poder obter o que se espera. Significa saber perder e se conformar quando não há nada a fazer. Significa ser capaz de elaborar lutos, processar perdas e aceitar, ainda que de má vontade, que o mundo não gira ao nosso redor. Aqui não há narcisismo, mas imaturidade.

O traço infantil reside na incapacidade de admitir que “não pode”. Se negarmos dar um brinquedo a uma criança malcriada com o argumento real de que não temos dinheiro suficiente para comprá-lo, ela não entenderá a razão, não importará. De toda forma, exigirá que seu desejo seja concedido. Gritará, chorará, baterá, enfim, expressará sua inconformidade das maneiras mais maçantes possíveis para conseguir seu objetivo. O “eu quero” é mais importante do que o “não posso”. Querer ter tudo sob seu controle é uma atitude inocente, mas pouco recomendável.


PENSE NISSO!

André Lyra

RESPOSTAS AOS EMAILS...Casais!!!


Fomos condicionados a acreditar que fazer exigências faz a pessoa parecer decidida e firme, enquanto fazer perguntas passaria a impressão de confusão, insegurança – e fraqueza. Mas, para os outros, as exigências são traduzidas como vontade de controlar. As pessoas em geral reagem mal quando se sentem controladas.
Por outro lado, a pessoa tem medo de perder terreno ao solicitar em vez de insistir, acha que poderia parecer fraca. Também existe o medo de receber um “não”. Quando você recebe um “não” é em relação a um pedido e nem uma rejeição pessoal a você. Qualquer um de nós já ouviu milhares de “não” e nem por isso deixamos de viver. Seja como for, você pode reverter essa espiral negativa se parar de fazer exigências e passar a fazer pedidos.
Peça o que você deseja clara e gentilmente. Você pode defender seus desejos mesmo quando faz um pedido. Lembre-se que ter desejos é um direito mas, ainda assim, você não tem o direito de sempre obter o que deseja.


André Lyra

A BORBOLETA AZUL


Um homem morava com suas duas filhas ainda menores, curiosas e inteligentes, que sempre faziam muitas perguntas.
Algumas perguntas ele sabia responder, outras não.
Como queria dar as filhas a melhor educação que podia, mandou que elas passassem as férias com um sábio que morava no alto de uma colina.
O sábio sempre respondia todas as perguntas das meninas, sem qualquer problema.
Sapecas como a maioria das crianças, as meninas resolveram fazer uma pergunta, e acreditavam que o sábio não saberia responder. Para isso, pegaram uma borboleta azul que usariam para pregar a peça no sábio. A menina mais velha explicou como seria:
- Vou esconder a borboleta numa das mãos e perguntar ao sábio se ela está viva ou morta. Se o sábio disser que a borboleta está viva, vou apertá-la e esmagá-la. E, assim, qualquer resposta que ele der estará errada.
As duas meninas, então, foram ao encontro do sábio, que estava meditando. A menina mais velha disse:
- Senhor sábio, tenho aqui na minha mão uma borboleta azul. Me diga, ela está viva ou morta?
E o sábio, simplesmente respondeu:
- Depende de você... ela está em suas mãos!

O QUE APRENDEMOS:

Assim é a nossa vida.
Ela está em nossas mãos!

REFLITAM...
André Lyra

ALIMENTANDO O AMOR


Certa moça trabalhava numa grande loja de departamentos.
Um dia, ela percebeu um cliente olhando umas caixas de sabonetes e se ofereceu para ajudá-lo.
O homem aceitou e disse que desejava comprar uns sabonetes finos para dar de presente à sua esposa.
Finalmente escolheu uma caixa bem bonita e pediu que fosse feito um lindo embrulho.
Uma semana depois, a balconista viu novamente o mesmo cliente, só que em outra seção da loja, olhando produtos para mulheres.
Curiosa, se aproximou e perguntou se a esposa tinha gostado dos sabonetes que ele comprou dias atrás.
O cliente, para a surpresa da funcionária, falou:
- Bom, ela ainda não os encontrou...
O cliente percebeu que ela ficou confusa com sua resposta e, então, explicou:
- Sabe, moça, eu tenho um plano... sempre compro alguma coisa diferente para minha esposa e escondo em algum lugar de nossa casa, para que ela encontre sem estar esperando...acredito que ela encontrará os sabonetes na próxima semana, quando for limpar a nossa despensa... é uma surpresa para quebrar a rotina do serviço de casa...


O QUE EU APRENDO:

Não existe fórmula para fazer durar um casamento, um relacionamento.
Mas existem pequenos gestos diários que colaboram para que a chama do afeto entre um casal nunca se apague: a atenção, o respeito, o companheirismo, carinhos diários, surpreender com atitudes boas ... tudo isso é um ato de amor, de amizade; afinal, somos responsáveis por quem cativamos.

André Lyra

UM MERECIDO VALOR


Um homem muito rico comprou um terno caro.
Quando foi vesti-lo, notou uma linha pendurada na lateral da calça. Sua empregada, sempre prestativa, disse que daria um jeito.
Mas o homem foi logo dizendo para a empregada:
– Você está louca? Sabe quanto custa uma calça dessas? Você teria que trabalhar pelo menos dois anos para pagar uma!
A empregada se afastou sem graça.
E o homem decidiu que iria até a empresa responsável pela confecção do terno.
E assim fez. Chegou na empresa e falou com a recepcionista que logo o encaminhou ao gerente administrativo.
O homem passou por todos os setores da empresa até chegar ao presidente, que ouviu atentamente o homem relatar seu “grave” problema.
Depois de uns 10 minutos o presidente, muito simpático e educado falou:
- Meu amigo, não tem ninguém melhor que a Dona Maria da oficina de costura para ajudar o senhor. Pode ir até lá que ela tem a solução.
O homem seguiu para a oficina de costura, meio contrariado porque justamente o presidente, que era a pessoa mais poderosa da empresa, o havia encaminhado a um departamento tão simples.
Já na porta da oficina, a costureira puxou levemente a linha, resolvendo o “grave defeito” da calça do terno daquele homem.
Ele, preocupado, começou a puxar a calça de um lado para o outro e viu que estava em perfeitas condições.
A costureira riu do desespero do homem, e então, explicou:
– Sabe moço, isso se chama limpeza de costura. às vezes ficam linhas soltas dependuradas que o controle de qualidade não vê. Seu problema era muito simples e poderia ter sido solucionado pela sua empregada.
O homem entendeu a lição e foi embora envergonhado.

O QUE APRENDEMOS:

As pessoas mais simples, mais humildes, que muitas vezes estão perto de nós, sabem tanto quanto uma pessoa que tem muito estudo.


PENSE NISSO E REVEJA SEUS CONCEITOS!
André Lyra

AS ASAS DA AMIZADE


Certo menino estava com 10 anos e vivia num orfanato. Como toda criança, tinha um sonho: queria voar como um pássaro.
Era muito difícil para ele entender o motivo de não poder voar, e pensava:
”Existem pássaros até menores do que eu, e que voam ... por que não posso voar? Será que tem alguma coisa errada comigo?".
Um dia ele fugiu do orfanato. Correu até um parque onde outras crianças corriam e brincavam.
De repente, viu um outro menino que deveria ter a mesma idade que ele. Mas, que não podia correr e brincar com as outras crianças, pois era deficiente físico.
Ele chegou perto do menino e perguntou:
- Você já quis voar como um pássaro?
E o menino, surpreso com a pergunta, respondeu:
- Não ... eu não posso nem andar, nem correr ... mas eu gostaria muito de andar e correr como os outros meninos e meninas.
E, o mesmo, em sua inocência, falou:
- Nossa! isso é muito triste! ..., você quer ser meu amigo?
E o menino, sorriu e respondeu:
- Claro, claro que sim!
E os dois brincaram por horas.
Nisso, chegou o pai do menino deficiente trazendo uma cadeira de rodas para apanhar o filho.
Então ele chegou perto do pai do amigo e cochichou alguma coisa. O homem concordou.
Feliz, e ao mesmo tempo eufórico, disse para o amigo:
- Você é o meu único amigo e queria poder fazer você andar e correr
como outras crianças. Infelizmente eu não posso... mas tem uma coisa que posso fazer...
O menino não entendeu o que o amigo queria dizer, então, ele se abaixou e disse:
- Vamos, suba nas minhas costas!
O pai do menino ajudou o filho a subir nas costas do filho.
Então,ele começou a correr pela grama com o amigo deficiente nas costas.
Os dois meninos sorriam alegres, sem preocupações, como toda criança deveria viver.
Ao ver aquela cena, o pai do menino deficiente começou a chorar de emoção.
O menino deficiente agitava os braços para cima e para baixo e gritava feliz:
- EU ESTOU ANDANDO, ESTOU CORRENDO, ESTOU VOANDO, PAPAI... EU ESTOU VOANDO!

E, realmente "voava", feliz... com as ASAS DA AMIZADE.

O QUE APRENDEMOS...

O mundo seria bem melhor se não existissem preconceitos.

O mundo seria bem melhor se todos vissem com os olhos de uma criança.


REFLITAM!

André Lyra

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Você Sabe Ser Feliz?


"Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos . Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É curtir a familia e ter momentos incriveis com os amigos, mesmo que eles nos magoem. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós. É ter maturidade para falar "eu errei". É ter ousadia para dizer "me perdoe". É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você". É ter capacidade de dizer "eu te amo".Desejo que a vida se torne em um infinito de oportunidades para você ser feliz...Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível. E você é um ser humano especial, acredite!




PENSE NISSO
André Lyra

terça-feira, 5 de outubro de 2010

HORA DE REFLETIR


Amados,Amor não se implora, não se pede não se espera… Amor se vive ou não. Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você. Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para mostrar ao homem o que é fidelidade. Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz. As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros. Perdoar e esquecer nos torna mais jovens. Água é um santo remédio. Deus inventou o choro para o homem não explodir. Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso. Não existe comida ruim, existe comida mal temperada. A criatividade caminha junto com a falta de grana. Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar. Amigos de verdade nunca te abandonam. O carinho é a melhor arma contra o ódio. As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida. Há poesia em toda a criação divina. Deus é o maior poeta de todos os tempos. A música é a sobremesa da vida. Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente. Filhos são presentes raros. De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações. Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor O amor… Ah, o amor… O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças… Não há vida decente sem amor! E é certo, quem ama, é muito amado. E vive a vida mais alegremente…

PENSEM NISSO!
André Lyra

sábado, 2 de outubro de 2010

UMA LIÇAÕ DE VIDA PARA NÓS...



Amados,Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: amigos, um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida.
O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas.
Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.

E disse a ela:
- Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.

A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual.
Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu.
Ela chegou em casa e levou um susto!
Estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas.
A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido.

Seu pai então respondeu:
- Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus amigos, seus filhos, seu marido e sua família. Todos são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.
Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.

Cuide das pessoas que você ama!

André Lyra