quarta-feira, 12 de maio de 2010

O QUE NÃO PODE SER MODIFICADO PRECISA SER SUPORTADO

Amigos,Vamos separar os fatos em duas categorias: na primeira colocamos os que são produzidos pelas pessoas, isto é, objetos, instituições, regras de conduta etc. e estes ficarão de fora desse nosso assunto de hoje - e na segunda categoria colocamos os fatos inerentes à existência, coisas da vida. Exemplos: o sistema solar é um fato da vida; os satélites de comunicação são fabricados pelo homem. Outro exemplo: a lei da gravidade é um fato da vida, enquanto que as leis contra homicídio são estabelecidas pelo homem.

Ou seja, os fatos da existência – em oposição a “fatos fabricados pelo homem”, isto é, objetos, instituições, práticas ou fatos da vida são independentes da consciência, da aprovação, das crenças e sentimentos de alguém ou de todos.

O ponto principal para sua reflexão, meu querido internauta, minha querida amiga é que um fato dado pela vida tem que ser; nenhuma alternativa é possível. É o tipo de fato que é imutável, inevitável e, portanto, inalterável por agentes humanos. São fatos inflexíveis, isto é, o contrário de escolhidos. Por mais estragos que causem, os tsunamis, os terremotos, os furacões, são, também, fatos dados pela existência e não estão sujeitos à apreciação, ao julgamento de ninguém. De ser aceitos sem avaliação. Fatos da realidade devem ser encarados não com aprovação ou censura, elogios ou acusações, mas sim com um gesto silencioso de anuência, de concordância. Em outras palavras: tal coisa é, e ponto final. Não cabem julgamentos. Não pode ser considerada como boa ou má; certa ou errada; ela simplesmente é, independente de você gostar ou não. Quando você os julga, como bons ou maus, isso ou aquilo, você infantilmente está tentando reescrever a realidade. Você pensa que as coisas não deveriam ser como são e sim como você gostaria que elas fossem. Você está propondo uma alternativa para o inalterável. Fala sério!!!

Exemplo: choveu. Não cabe julgamento. Simplesmente choveu e teremos de lidar ou não com as conseqüências dessa chuva. Cria um sofrimento desnecessário você se desesperar porque “não deveria” ter chovido. Choveu porque todas as condições meteorológicas para que a chuva ocorresse estavam presentes, independente da vontade das pessoas.

Outro exemplo: morre uma pessoa que gostamos muito por causas naturais. Ainda que nosso desejo fosse outro, a pessoa morreu porque todos os fatores que a levaram à morte estavam presentes, independente dos nossos desejos.

O sábio aceita o que imposto pela natureza e reconhece que é sua responsabilidade adaptar-se ao universo, e não o contrário.

Resumindo: O que não pode ser modificado, precisa ser suportado.


PENSE NISSO!

André Lyra

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir