segunda-feira, 17 de maio de 2010

CONHECIMENTO E SABEDORIA

Dois homens procuraram um Sábio para saber a diferença entre conhecimento e sabedoria.
O Sábio mandou que cada um separasse cem grãos de feijões e colocassem cinqüenta em cada sapato e depois subissem a montanha mais alta das proximidades.
No dia seguinte, os dois homens começaram a subir a montanha com os feijões nos sapatos. Ao chegarem lá no alto, um deles se mostrava bastante prejudicado pelo grande esforço.
Seus pés, depois do intenso esforço, estavam completamente machucados pelos grãos e o outro homem, ao contrário,
mostrava-se tranqüilo e absolutamente em forma.
O primeiro homem quis saber por que ele estava exausto e com os pés feridos e seu colega de caminhada parecia nada sentir.
E veio a explicação: enquanto o primeiro homem pegou cem grãos de feijão e os colocou divididos igualmente nos sapatos, o segundo homem, na noite anterior, cozinhou seus grãos antes de colocá-los nos sapatos.



O QUE APRENDEMOS:

A diferença entre conhecimento e sabedoria é que não basta obter a informação e a cultura somente através de teorias. Você tem que vivenciar as coisas que aprendeu, viver experiências, tirar conclusões, colocar à prova. De nada vale se trancar numa biblioteca e absorver todo o conhecimento dos grandes pensadores e consumir as grandes obras da cultura do mundo, se não colocar em prática seu conhecimento. Sabedoria é o aprendizado colocado em ação, o conhecimento testado e a experiência vivida. Sabedoria é mais do que conhecer a estrada, é ter pisado nela e conhecer seus atalhos !!!

André Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário