segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

TIRANDO DÚVIDAS...


A mulher precisa que lhe digam diariamente que ela é amada e adorada, e as provas de que ela necessita são as palavras de seu parceiro e a intimidade com ele. A lista das coisas que elas mais gostam de ouvir inclui: “Eu te amo”, dito das mais diferentes maneiras possíveis, como “você é linda”, “você fez uma comida maravilhosa”, “você se saiu muito bem nisso” ou até um telefonema inesperado em que ele diz que está pensando nela. Demonstrar apreço por qualquer coisa que ela faça em casa também é algo que a mulher identifica como uma expressão de amor. Em casos de divórcio, uma das queixas mais frequentes das mulheres é de que os homens não lhes dão valor e nunca reconhecem sua dedicação ao lar. Para as mulheres, se um homem a ama, ele deve demonstrar isso todos os dias com palavras e ações. Trata-se de um conceito difícil para o homem entender porque ele expressa seu amor “fazendo coisas” para ela, como instalar o computador, trabalhar e pagar as despesas. O cérebro masculino é organizado para medir o valor e a contribuição do homem pelo que ele faz ou conquista e não pelo que diz ou sente.


André Lyra

PAPO SÉRIO


Imagine o seguinte: você está sozinho no planeta Terra; toda humanidade desapareceu. O que você será? Inteligente ou tolo? Bonito ou feio? Um pessoa notável ou apenas uma pessoa comum? O que você será? Sozinho na Terra – toda a humanidade desapareceu – você será apenas você mesmo. O problema é que você se compara o tempo todo e por isso nunca está contente com aquilo que você é, seja o que for. Então você permanecerá irremediavelmente miserável, porque você não pode ser outra coisa. Você só pode ser você mesmo. Nada mais é possível. Tudo o mais é fútil, prejudicial, perigoso. Você pode desperdiçar sua vida inteira, toda sua existência. Aquilo que você é, seja o que for, é você. Aceite-o; não deseje ser diferente. Quando você se aceita, muitas coisas começam a acontecer, e a primeira delas será uma vida não-tensa. Não haverá tensão. Você não deseja ser algo mais. Não há comparação. Você é único. Não pensa mais em termos de outros. E, é aí, que acontece o paradoxo da transformação: quando você se aceita tal como é, a transformação se inicia.

REFLITA!

André Lyra

MINHA PALAVRA


A China prepara uma reforma legal que pode castigar os filhos adultos que não visitam os próprios pais idosos, que durante milênios foram venerados por tradições religiosas. A reforma da lei assinala que "os familiares não devem abandonar os mais velhos e, se não viverem no mesmo local, devem visitá-los frequentemente". O texto abre a possibilidade de levar casos aos tribunais. Isto posto, vamos ao ponto, : O ato de visitar é um gesto de devoção, não de obrigação. Se uma pessoa que não gosta de seus pais for obrigada a visitá-los poderá, no mínimo, maltratá-los com palavras. A visita em vez de despertar o amor causará dor. A pessoa sente o que sente, ninguém pode dar ordens ao próprio coração e, muito menos, não se pode amar ninguém por uma obrigação legal. Isso é impossível. Entretanto, não quero dizer que o filho não deva se responsabilizar financeiramente pelo bem-estar dos pais.
A lei não tem como impor sentimentos mas tem como controlar pagamentos, ou seja, não pode obrigar a amar, mas pode obrigar a sustentar.


André Lyra

Para Refletir


Espero passar por este mundo, mas só uma vez. Qualquer bem que eu possa fazer pelos outros, ou qualquer gentileza que possa demonstrar qualquer criatura, quero fazê-lo agora. Não permita que eu protele ou negligencie este objetivo, pois não voltarei a trilhar esta estrada. (atribuída a um missionário francês que viveu lá pelos anos de 1800)


André Lyra

FALANDO SÉRIO COM VOCÊ


Nem sempre a vida corre do jeito que gostaríamos. Se fosse do nosso jeito, ela seria mais fácil, seria coerente e justa – e também mais divertida. Não haveria dor nem sofrimento, não teríamos de trabalhar e não teríamos de morrer. Ficaríamos felizes o tempo todo. Infelizmente, as coisas não acontecem do nosso jeito. Em vez disso, o que temos é a realidade. Mas a realidade é uma grande professora. Ela nos ajuda a aprender – mesmo que muitas vezes lenta e dolorosamente – algumas das mais valiosas lições da vida. Uma delas é esta: o mundo não vai se dedicar a nos fazer felizes.
Gostemos ou não, esta é uma das grandes verdades da vida, uma das primeiras e mais valiosas lições em matéria de realidade. Se não entendermos e aceitarmos a vida como ela é, ficaremos sempre ansiando por uma coisa diferente que nunca conseguiremos. Ficaremos reclamando e nos queixando do modo como as coisas deveriam ser mas que nunca são. Esta é uma das lições mais valiosas porque, quando compreendermos que o mundo não vai se dedicar a nos fazer felizes, começaremos a aceitar a nossa responsabilidade.


André Lyra

domingo, 30 de janeiro de 2011

VIVER PARA SERVIR


Um jovem alpinista foi escalar uma montanha coberta de neve.
Embora estivesse bem preparado para a escalada, com roupas, e sapatos apropriados, foi avisado que em nenhum momento ficasse parado sem fazer movimentos, pois poderia ser fatal.
O jovem começou a subida animado. Mas à medida que ia alcançando mais altura, diminuía seus passos. Ele conhecia muito bem o caminho, pois já havia percorrido outras vezes esse mesmo trajeto.
O vento gelado, e a neve fina, que começou a cair, tornaram escorregadio o caminho. Então o jovem percebeu que gastaria mais tempo para chegar ao topo, onde dormiria, pois lá havia um acampamento.
O cansaço começou a tomar conta de seu corpo e o desejo de parar para descansar aumentava. Mas ele se lembrou do aviso dado no início da escalada, de que parar significaria morrer.
Ele, então, parou uns segundos, respirou fundo, se refez, e seguiu seu caminho lutando contra aquele cansaço.
Enquanto caminhava bem devagar, viu alguma coisa coberta com neve, no meio do caminho. Pensou que era um animal e se abaixou para tirá-lo da estrada.
Mas percebeu que não era um animal, mas sim um homem, aparentemente um pouco mais velho do que ele.
Provavelmente aquele homem deveria ter parado para dormir e acabou congelando. Mas ainda estava vivo.
Imediatamente o jovem passou a fazer massagens nas mãos e nos pés daquele homem e, enquanto tentava reanimá-lo, esqueceu completamente o seu cansaço.
Finalmente viu sinais de vida no rosto do homem.
Já em condições de andar, seguiu com o jovem. Durante horas os dois andaram, lutando contra o vento gelado até chegarem a um lugar coberto, onde poderiam passar a noite aquecidos.
Depois de fazer fogo e dar ao homem uma xícara de caldo quente, o jovem se lembrou de que ele também tinha pensado em se sentar por um momento para recuperar as forças.
Foi então que o jovem percebeu, que sua solidariedade não havia salvado somente a vida daquele homem, mas a sua própria vida também, já que tinha pensado em parar algum tempo para descansar.

O QUE APRENDEMOS...

Se pensarmos só em nós mesmos, teremos cansaço e descontentamento. Mas quando nos propomos a ajudar aos outros, renovamos nossas forças e energias e descobrimos que a verdadeira felicidade está em servir.


André Lyra

FALANDO SÉRIO COM VOCÊ


Muitas pessoas entendem que amar a si próprio é uma atitude egocêntrica, negativa, mas estão enganadas. Amar a si próprio, significa um interesse, preocupação e respeito genuíno a si próprio. Uma pessoa que ama a si mesma considera-se o centro de sua própria vida, enquanto que uma pessoa egocêntrica, sente-se o centro do universo. Preocupar-se consigo mesmo é o amor básico. Amar a si próprio é lutar para redescobrir e manter sua individualidade. É compreender e aceitar a ideia de que você será o único a viver nesse mundo, que quando você morrer todas as suas fantásticas possibilidades também o farão. Pensamos muito menos do que sabemos, sabemos muito menos do que amamos, amamos muito menos coisas do que existem e, nesse ponto, somos muito menos do que somos! Amar a si próprio implica na descoberta das verdadeiras maravilhas de cada um. Envolve a percepção contínua de que você é único, como nenhuma outra pessoa no mundo, que a vida é, ou deveria ser, a descoberta, o desenvolvimento e o compartilhar dessa individualidade. A viagem em busca de si próprio é a mais maravilhosa, mais alegre e a que durará mais. Enfim, meu querido internauta: para amar os outros você precisa, antes, amar a si próprio. Você não pode dar aquilo que não tem, que não aprendeu nem experimentou. Para dar amor, você deve ter amor.


PENSE NISSO!

André Lyra

SOBRE A TRAGÉDIA DAS CHUVAS NO RIO


A imensa tragédia que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro serve para nos relembrar de uma coisa muito importante para nossas vidas, no dia-a-dia.
Não podemos dar nada como certo – tudo é instável, tudo é incerto. Os moradores daquela região tinham planos para o dia seguinte, para o próximo fim de semana, para o carnaval, enfim, para o futuro. De repente, todos os sonhos, planos e projetos foram dramaticamente cancelados.
Então, meu querido internauta, em relação ao seu dia-a-dia: não dê nada como certo. Se você hoje pode conviver com seus parentes, desfrute essa dádiva pois amanhã poderá não tê-la. Não dê como certo o amor de seu companheiro, hoje existe, amanhã, quem sabe? Cultive-o hoje para que não se acabe amanhã. Não deixe para depois para se reconciliar ou tratar bem pessoas significativas em sua vida, pois o depois pode nunca acontecer.
Uma aluna minha fez uma comparação muito interessante e inteligente. Ela disse que a vida é como um sorvete de casquinha. Você tem que aproveitar logo, senão...


André Lyra

AGORA OU DEPOIS


Descobri que fazemos uma entre duas coisas na vida: ou pagamos o preço agora para aproveitar depois, ou aproveitamos agora para pagar o preço mais tarde. Mas você invariavelmente pagará o preço. Sempre fico impressionado ao ver a miopia dos que não estão dispostos a pagar o preço agora. Algumas pessoas são míopes em relação ao corpo. Não estão dispostas a desistir daquelas coisas prazerosas que estão destruindo seu corpo agora, de modo que possam viver mais alguns anos de saúde no futuro. Outras são míopes em relação às finanças. Não são capazes de abrir mão de nenhum dos luxos de que dispõem atualmente em nome da segurança financeira da qual poderão gozar no futuro. Estão de tal modo envolvidas nos prazeres de hoje que não conseguem discernir a dor à espera delas amanhã. Tentam evitar a necessidade de pagar o preço, mas um dia isso terá de acontecer. Você pode pagar o preço hoje e aproveitar a vida amanhã ou aproveitar a vida hoje e pagar o preço – com juros elevadíssimos – amanhã. Não dá para evitar as consequências dessa escolha.


André Lyra

REFLEXÃO


Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido,aquele que ela mais amava. E ela deixou entrever um sorriso,respondeu:
"Nada é mais volúvel que um coração de mãe".E como mãe lhe respondeu:o filho predileto,aquele a quem me dedico de corpo e alma é o meu filho doente até que sare
O que partiu,até que volte
O que está cansado,até que descanse
O que está com fome,até que se alimente
O que está com sede,até que beba
O que está estudando,até que aprenda
O que está nu,até que se vista
O que não trabalha até que se empregue
O que namora,até que se case
O que casa até que conviva
O que é pai,até que os crie
O que prometeu,até que cumpra
O que chore,até que cale
E já com o semblante bem distante daquele sorriso completou:
O que me deixou,até que o reencontre.


André Lyra

O BALCONISTA DA PADARIA


Célia morava num local onde todos eram acostumados a dar caixinha para os balconistas da padaria.
Ela se mudou para outro bairro da cidade, onde não existia esse hábito.
No primeiro dia que foi à padaria, Célia, deu a caixinha para o balconista.
Surpreso e feliz, ele disse:
- O que é isso, minha senhora? Não precisa! Eu estou aqui para servi-la!
Logo que Célia saiu, o balconista comentou:
- Que mulher maravilhosa, nunca vi uma pessoa tão gentil assim!
No dia seguinte, logo que Célia chegou, o balconista foi todo atencioso:
- Pois não, madame! O que a senhora deseja?
Depois de ser atendida, ela lhe deu a caixinha.
O balconista se desdobrou de novo em agradecimentos.
Isto se repetiu por muitos dias.
Um mês depois, acostumado com a caixinha, o balconista estava tratando Célia como os demais fregueses e, no final, já estendia a mão para pegar a caixinha. E, sequer agradecia.
Um dia, Célia foi à padaria com o dinheiro contado, mas o preço do leite tinha aumentado. Por isso, não sobrou dinheiro para a caixinha. Ela imediatamente se desculpou com o balconista e prometeu que, no dia seguinte, daria uma caixinha melhor.
Tão logo Célia virou as costas, o balconista resmungou com raiva:
- Quem essa mulher pensa que eu sou? Um escravo dela?

O QUE APRENDEMOS:

Devemos prestar um bom serviço sempre e, jamais, por interesse em ganhar alguma recompensa//


“A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma” (André Lyra)


André Lyra

OS OLHOS DE MADRE TERESA


Durante uma viagem, Madre Teresa de Calcutá percebeu que um fotógrafo insistia em fotografar seus olhos, bem de perto, em close.
Curiosa, a Madre perguntou ao fotógrafo?
- Você me desculpe, mas por que você quer fotografar os meus olhos?
E o fotógrafo, sorrindo, respondeu:
- Porque os seus olhos, Madre, são os mais felizes que já vi.
Então, Madre Teresa, sorrindo, disse ao fotógrafo:
- É verdade, meus olhos são felizes porque minhas mãos já enxugaram muitas lágrimas.

O QUE APRENDEMOS:

A nossa felicidade também depende da felicidade dos outros. Enxugar uma lágrima, dar comida, dar apoio, uma palavra amiga, não custa nada, mas faz um imenso bem...nos traz momentos de felicidade!

André Lyra

AS NOVE PERGUNTAS


Um jovem se aproximou de Tales de Mileto, um dos sábios da Grécia Antiga, com a intenção de confundi-lo com as perguntas mais difíceis.
A primeira pergunta que o jovem fez foi:
- Qual é a coisa mais antiga?
E Tales respondeu:
- Deus, porque sempre tem existido.
Logo a seguir, o jovem fez a segunda pergunta:
- Qual é a coisa mais formosa?
- O Universo, porque é obra de Deus – respondeu Tales.
O jovem fez a terceira pergunta:
- Qual é a maior de todas as coisas?
Tales, tranqüilamente respondeu:
- O Espaço, porque contém todo o Criador.
O jovem fez a quarta pergunta:
- Qual é a coisa mais constante?
Tales disse:
- A esperança, porque permanece no homem mesmo depois de perder todo o resto.
A quinta pergunta do jovem foi:
- Qual é a melhor de todas as coisas?
E Tales, calmamente, respondeu:
- A virtude, porque sem ela não existe nada de bom.
Tales respondia tudo com sabedoria e segurança, e o jovem fez a sexta pergunta:
- Qual é a mais rápida de todas as coisas?
- O pensamento, porque em menos de um minuto pode voar até o final do Universo – respondeu Tales.
E o jovem fez a sétima pergunta:
- Qual é a mais forte de todas as coisas?
Tales prontamente respondeu:
- A necessidade, porque faz com que o homem enfrente todos os perigos da vida.
Ainda insistindo em confundir o sábio Tales, o jovem fez a oitava pergunta:
- Qual é a mais fácil de todas as coisas?
Rapidamente Tales respondeu:
- Dar conselhos.
O jovem não desistia e fez a nona pergunta:
- Qual é a mais difícil de todas as coisas?
Tales sabiamente respondeu:
- Conhecer a si mesmo.
Com aquela resposta Tales calou o jovem que desejava deixá-lo em situação difícil. Se o jovem entendeu, não se sabe, porém desistiu de fazer mais perguntas.

O QUE APRENDEMOS:

Antes de consertar o mundo, procure corrigir e melhorar a si mesmo. Superar nossos próprios limites é sempre mais difícil.


André Lyra

AS TRÊS PÁS...


Há muitos séculos, um rei mandou chamar três lavradores e disse a eles:
- Darei um grande prêmio a quem cavar a vala mais profunda.
Os dois primeiros lavradores começaram a discutir sobre o tamanho das pás que usariam para cavar a vala. Um deles disse:
- Uma boa pá deve ser comprida.
E o outro discordou:
- Não, deve ser larga!
Enquanto os dois discutiam, o terceiro lavrador, usando uma pá mais ou menos boa, cavou seu valão e ganhou o prêmio.


O QUE APRENDEMOS:

Enquanto tem gente que perde muito tempo discutindo “o tamanho da sua pá”, outras pessoas partem para a ação!


André Lyra

A MENSAGEM ENTENDIDA...


Patrícia sentiu o mundo desabar, quando o marido, depois de onze anos de casamento, quis se separar e saiu de casa.
A primeira coisa que Patrícia pensou foi nos filhos.
O menino tinha doze anos e a menina, dez.
Muitas dúvidas começaram a perturbar Patrícia, entre elas, o medo de não ter condições de criar e educar os filhos sozinha. Afinal o marido, que sempre foi seu porto seguro, estava indo embora, e mesmo que continuasse tendo contato com os filhos, ele não estaria mais em casa. Agora ela tinha que resolver tudo sozinha. O medo era muito forte, mas Patrícia resolveu tentar e assim recomeçou sua vida.
Passou a trabalhar fora, mas durante a semana, sempre arrumava um tempo para rever os deveres de casa dos filhos e discutir a importância de fazer as coisas certas. Nos finais de semana levava os filhos para passeios diferentes, iam ao parque, ao zoológico, e aos domingos, iam os três, à igreja. Patrícia achava muito importante que seus filhos aprendessem sobre Deus. E assim os dias foram passando. Patrícia acreditava que estava fazendo tudo certo, mas às vezes, a dúvida e o medo ainda a perturbavam.
Dois anos se passaram, até que um dia, houve uma festa na escola dos filhos. Quase no final da festa, a professora pediu a atenção de todos e começou a falar da difícil tarefa de ser mãe e do reconhecimento que todas mereciam. Depois de muitas palavras bonitas, a professora pediu que cada criança escolhesse uma flor, entre as muitas que estavam ali, para dar a sua mãe, como símbolo do quanto ela era amada.
Patrícia achou uma ótima idéia e ficou observando seus filhos. Enquanto isso, ela pensava nos momentos difíceis que os três tinham passado juntos. Ela olhava algumas flores, cada uma mais linda que a outra. Então começou a planejar onde iria plantar a flor que os filhos escolhessem. Afinal, com toda a certeza, eles dariam uma linda flor, como demonstração do grande amor que existia entre eles.
Mas Patrícia percebeu que os filhos estavam demorando muito, já que todas as crianças tinham escolhido as plantinhas e dado para suas mães. Parecia que eles estavam levando a tarefa muito à sério, olhando atentamente cada vaso de flor.
Finalmente seus filhos apareceram com um vaso, que estava escondido, bem no fundo. Felizes, os dois pegaram o vaso e correram para perto da mãe. Mas Patrícia teve uma grande surpresa. A planta estava murcha, com aspecto de velha, muito pequena, nem flor tinha, era muito feia.
Assustada, Patrícia sentiu vontade de chorar, mas para não deixar os filhos tristes, pegou o vaso que os filhos tinham escolhido. Só que eles pareciam não achar a planta feia, muito pelo contrário, olhavam para a plantinha orgulhosos e felizes.
Após a festa, Patrícia foi para casa com os filhos e perguntou:
- Meus amores, por que, no meio de tantas flores maravilhosas, vocês escolheram esta flor para me dar?
O menino, muito orgulhoso, deu um grande abraço na mãe e respondeu:
- Nós escolhemos essa plantinha mamãe, porque ela estava precisando de você.
Patrícia sentiu um grande alívio no coração e quase chorou. Abraçou os filhos com muita força e pensou que naquele momento, tinha acabado de ganhar o maior presente que alguém poderia imaginar. Todo o seu trabalho e sacrifício não tinham sido em vão.

O QUE APRENDEMOS:

Não existem pais perfeitos. Mas existem diversas formas para eles serem ótimos pais e mães.
Mesmo que tudo pareça impossível, procure ensinar aos seus filhos coisas que os ajudem a ser pessoas boas. Mostre que os sacrifícios sempre valem a pena, e que tudo nessa vida é possível, com força de vontade e com amor, e até mesmo a mais feia e murcha planta, pode dar lindas flores.


André Lyra

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DIFERENÇA IMPORTANTE


Durante uma aula, a professora pediu que os alunos escrevessem os nomes dos cinco últimos ganhadores: * Do Oscar, * Do Prêmio Nobel da Paz, * De medalhas de ouro nas últimas Olimpíadas A turma ficou pensando, mas ninguém conseguiu responder. A professora, então, continuou: - Como foi? Lembraram de algum? É difícil, não é? Pois é, e olha que são pessoas famosas, não são anônimas não! Mas o aplauso morre, os prêmios envelhecem, grandes acontecimentos são esquecidos...mas quero que vocês tentem outro exercício: Escrevam o nome de cinco professores que vocês mais gostavam; lembrem-se de cinco amigos que ajudaram vocês em momentos difíceis, cinco pessoas que: ensinaram a vocês uma coisa muito valiosa, que os fizeram se sentir amados e especiais, e cinco pessoas com quem vocês gostam de estar. Mais fácil este teste, não acham?

O QUE APRENDEMOS:

As pessoas que fazem diferença na sua vida não são as que têm mais credenciais, dinheiro ou prêmios. Mas são aquelas que se importam com você.

André Lyra

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A SAÚDE E O DINHEIRO


Uma vez perguntaram a um grande filósofo: - O que o surpreende mais na humanidade ? O filósofo respondeu: -

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperá-la. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam não vivendo no presente e nem no futuro. Na verdade, vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido...



O QUE APRENDÍ: Viva cada dia de maneira intensa.

André Lyra

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O VALOR DOS VALORES


Mesmo em meio aos aspectos mais negativos da vida, é possível identificar valores positivos. Na realidade, a distinção entre negativo e positivo, em última análise, depende não dos eventos ou circunstâncias ao seu redor, mas sim do que você decide retirar deles. Existem valores no desapontamento. Ele lhe ensina. Ao iluminar aquilo que não funciona, o seu desapontamento lhe aponta possibilidades que podem lhe trazer melhores resultados. Existem valores na dor. Ela lhe faz mais forte e muito mais resistente. Ela lhe dá a habilidade e a determinação de fazer coisas que você nunca imaginou que seria capaz de realizar. Valores não vêm naturalmente a você, mas eles também não se escondem. Os valores estão sempre presentes à sua frente para que você os busque e os aplique em sua vida, todos os dias, a cada momento e em cada situação. Busque os valores que tenham base no caráter de Deus. Esses valores representam segurança e certeza; e mesmo quando todas as circunstâncias fracassam, os princípios do Deus que não pode mentir jamais falharão. Busque esses valores com confiança e sinceridade, seja em tempos de aflições ou em tempos de refrigério, e eles serão para sempre seus.

Tudo o que eu tenho visto me ensina a confiar no Criador por tudo aquilo que eu ainda não vi.


André Lyra

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A CIDADE DO REMORSO


Realmente não tinha planejado viajar este ano, mas peguei-me fazendo as malas. E saí com medo. Estava mais uma vez numa viagem de culpa.

Fiz minha reserva na companhia aérea Ah! Se eu tivesse! Não despachei minhas bagagens. Nessa empresa, todo mundo carrega suas próprias malas, além de arrastar todo o seu peso pelo imenso aeroporto de Remorso. Pude ver que pessoas do mundo inteiro estavam ali comigo, andando com dificuldades em função do peso das malas que elas próprias haviam arrumado.

Tomei um taxi para o hotel Último recurso, e o motorista fez todo o trajeto em marcha à ré, olhando por cima de seus ombros. Ao chegar lá, conheci o salão onde aconteceria o meu evento: a Festa anual da Compaixão. Registrei-me e percebi que todos meus velhos amigos estavam na lista de convidados:

A família Feito: Poderia Ter, Teria e Deveria Ter.

As irmãs Oportunidade: Perdida e Desprezada.

Sonhos Desfeitos e Promessas Quebradas também participariam juntamente com seus amigos Não Me Culpe e Não Pude Evitar.

O anfitrião, aquele que nos daria horas e horas de entretenimento, era o renomado contador de histórias Foi Culpa Deles.

Enquanto me preparava para uma noite realmente longa, percebi que um daqueles convidados tinha o poder de mandar todas aquelas pessoas e encerrar a festa: eu. Tudo o que eu precisava fazer era voltar para o presente e dar boas-vindas ao novo dia!

Meu querido (a) internauta: Se você se viu pegando um avião para Remorso, reconheça que esta é uma viagem que você mesmo planejou e que pode cancelá-la a qualquer momento, sem qualquer penalidade ou taxa. Mas você é o único que pode fazer isso.


REFLITA...
André Lyra

SUCESSO


O primeiro ingrediente do sucesso – tomar boas decisões – não tem valor real sem o segundo, que é impor-se uma boa disciplina. Vamos encarar os fatos: todo mundo quer ser magro, mas ninguém quer fazer dieta. Todos querem viver muito, mas poucos gostam de se exercitar. Todos gostam de ganhar dinheiro, mas poucos gostam da ideia de trabalhar duro. Pessoas bem sucedidas dominam seus sentimentos e criam o hábito de fazer coisas que as pessoa que não alcançaram o sucesso evitam fazer. Os dois pilares do sucesso são COMEÇAR e TERMINAR. As decisões nos ajudam a começar. A disciplina nos ajuda a terminar.
Muita gente quer evitar a dor, e a disciplina é geralmente dolorosa. Mas precisamos reconhecer que há de fato dois tipos de dor, quando nos referimos à nossa conduta diária. Existem a dor da disciplina e a dor do arrependimento. Muitas pessoas evitam a dor da disciplina porque é o caminho mais fácil. O que elas provavelmente não compreendem é que a dor da disciplina é momentânea, mas o resultado é permanente.


SEJA ESPERTO (A)!!!

André Lyra

RESPEITO


Quando você se respeita, isso significa que você se aceita exatamente do jeito que é. Quando respeita os outros, isso significa que você os aceita exatamente do jeito que eles são. Quando respeita tudo o que existe na natureza – os animais, os oceanos, a Terra, a atmosfera -, isso significa que você aceita toda a criação exatamente como ela é. Quando chegamos a esse mundo, tudo já havia sido criado. Não foi nossa escolha o que tinha de ser criado ou não. Já estava feito, e nós respeitamos isso. Então o respeito se refere à completa aceitação do que é.

Uma vez que você se aceita exatamente do jeito que é, não faz mais julgamento a seu respeito. Uma vez que você aceita a todos como eles são, você também não emite mais julgamentos sobre eles. E então uma coisa incrível acontece em seu mundo: você encontra a paz. Você não está mais em conflito consigo mesmo nem com mais ninguém.

Entretanto, você pode se aceitar tal como é hoje sem por isto desistir de mudar amanhã. Este é o paradoxo da mudança: para mudar, você precisa primeiro se aceitar tal como é.

Todos os conflitos da humanidade acontecem porque não existe respeito. Em vez de respeitar o direito dos outros, começamos a impor nossas crenças sobre eles e, aí, como diz o DITO POPULAR, o bicho pega.


André Lyra

ESCOLHAS


Você faz escolhas e é responsável por elas. Então, quando uma escolha não dá certo, você não se culpa. Simplesmente faz outra.
Vamos supor que você tenha um cachorro, mas que adore gatos. Quer que o cão se comporte como um gato e tenta mudá-lo, porque ele nunca diz “miau”. Então, por que você escolheu um cachorro? Arrume um gato! É a única maneira de iniciar um bom relacionamento.
Existem milhões de homens e mulheres, e cada um deles é um ser único. Alguns deles combinam muito bem com você, mas outros não combinariam, de modo algum. Você pode amar todas as pessoas, mas, para viver com um só, todos os dias, é preciso que tenha afinidade com ela. Essa pessoa não precisa ser exatamente igual a você mas é necessário que os dois sejam como a chave e a fechadura, uma combinação que funcione.
Se decidir ficar com essa pessoa, não tente mudá-la em nada. Assim como faz com seu cão ou seu gato, deixe-a ser o que é. Ela tem o direito de ser o que é, tem o direito de ser livre. Quando você limita a liberdade de outra pessoa, limita a sua própria, porque tem que ficar por perto, para ver se ela se comporta, o que faz e o que deixa de fazer.
Se você não consegue amar seu parceiro do jeito que ele é, outra pessoa será capaz disso. Não desperdice seu tempo, nem o tempo de seu parceiro. Isso é respeito.


PENSE NISSO!
André Lyra

EXPERIÊNCIAS RENOVADAS


Certa vez, Albert Einstein estava dando uma prova final
para alunos de física.
Um dos alunos, porém, reclamou que as
perguntas daquela prova eram idênticas às do ano
anterior.
Sabiamente, Einstein respondeu:
- É verdade, mas as respostas são diferentes este ano.


O QUE APRENDEMOS:

Muitas vezes lamentamos por estar experimentando, ano após ano, as mesmas lutas e as mesmas dificuldades de sempre. O tempo passa e não vemos as soluções para os nossos problemas. Tudo parece igual e, até nos conformamos com os constantes fracassos.
Mas será que tem de ser realmente assim?
Não! As lutas podem até ser iguais, mas é necessário que acreditar firmemente que os resultados serão diferentes. As lutas do ano que termina serviram para nos ensinar alguma lição e as atuais nos ensinarão outras. E, assim, estaremos subindo, pouco a pouco, em direção à vitória.

É um novo ano chegando. Vamos começar tudo de novo, mas com as experiências e esperanças renovadas!


MEDITEM BASTANTE QUERIDOS!!!

André Lyra

A verdadeira Jóia


Depois de ter conseguido a independência da India, Mahatma Gandhi fez uma visita à Inglaterra. Passeava com algumas pessoas pelas ruas de Londres, quando sua atenção foi atraída para a vitrine de uma famosa joalheria. Gandhi ficou ali olhando as pedras preciosas e as jóias bem trabalhadas. O dono da joalheira imediatamente o reconheceu, e foi até a rua, cumprimentá-lo, dizendo: - Fico muito contente e honrado que o Mahatma esteja aqui, admirando o nosso trabalho. Temos muitas coisas de imenso valor, beleza, arte, e gostaríamos de lhe dar uma de nossas preciosidades. E Gandhi respondeu: - Sim, é verdade, estou admirado com tanta maravilha, e mais ainda surpreso comigo, pois mesmo sabendo que podia ganhar um rico presente, ainda consigo viver e ser respeitado sem precisar usar jóias.

O QUE APRENDEMOS:

A nossa verdadeira jóia está dentro de nós mesmos; São os nossos valores, nossos bons sentimentos e nossas atitudes corretas ... A verdadeira riqueza é a luz da nossa alma, por isso, ajude a sua alma a crescer, evoluir e brilhar !!!


PENSE NISSO!

André Lyra