terça-feira, 4 de janeiro de 2011

RESPEITO


Quando você se respeita, isso significa que você se aceita exatamente do jeito que é. Quando respeita os outros, isso significa que você os aceita exatamente do jeito que eles são. Quando respeita tudo o que existe na natureza – os animais, os oceanos, a Terra, a atmosfera -, isso significa que você aceita toda a criação exatamente como ela é. Quando chegamos a esse mundo, tudo já havia sido criado. Não foi nossa escolha o que tinha de ser criado ou não. Já estava feito, e nós respeitamos isso. Então o respeito se refere à completa aceitação do que é.

Uma vez que você se aceita exatamente do jeito que é, não faz mais julgamento a seu respeito. Uma vez que você aceita a todos como eles são, você também não emite mais julgamentos sobre eles. E então uma coisa incrível acontece em seu mundo: você encontra a paz. Você não está mais em conflito consigo mesmo nem com mais ninguém.

Entretanto, você pode se aceitar tal como é hoje sem por isto desistir de mudar amanhã. Este é o paradoxo da mudança: para mudar, você precisa primeiro se aceitar tal como é.

Todos os conflitos da humanidade acontecem porque não existe respeito. Em vez de respeitar o direito dos outros, começamos a impor nossas crenças sobre eles e, aí, como diz o DITO POPULAR, o bicho pega.


André Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário