quarta-feira, 26 de maio de 2010

Amados,Havia uma fazenda, onde os empregados viviam tristes e isolados. Todos trabalhavam pesado na roça do fazendeiro, um homem rico, poderoso, exigia bastante dedicação dos funcionários, que por sua vez, achavam merecer salários melhores.
Um dia chegou na fazenda um novo empregado . Era um jovem agricultor em busca de trabalho. Como todos os outros empregados, o rapaz recebeu uma velha casa para morar enquanto prestasse serviço na fazenda.
Ao ver aquela casa toda suja, desleixada, ele resolveu fazer alguns reparos. Pegou uma parte das economias que ainda guardava, foi até a cidade e comprou algumas latas de tinta.
Chegando em casa, cuidou da limpeza, lixou e depois pintou as paredes com cores alegres, brilhantes, e por fim, colocou flores nos vasos. Aquela casa limpa e arrumada, começou a chamar a atenção de todos que passavam.
o moço se sentia feliz por trabalhar na fazenda. E, os outros trabalhadores, curiosos com as atitudes do agricultor, perguntavam:
- Como você consegue trabalhar feliz e sempre cantando com o pouco dinheiro que a gente ganha?
ele olhou para os amigos e disse:
- Bem, este trabalho, hoje, é tudo o que eu tenho. Ao invés de reclamar, prefiro agradecer por ele. Quando aceitei este serviço sabia de suas limitações. Não é justo que agora que estou aqui, fique reclamando. Aceitei e vou trabalhar com capricho e amor.
Os outros empregados olharam admirados, se perguntando, como podia pensar assim. Afinal, acreditavam ser vítimas das circunstâncias, abandonados pelo destino.
O entusiasmo do agricultor, em pouco tempo chamou a atenção do patrão, q passou a observar e acompanhar, de longe, os passos do mesmo.

Um dia, Seu o patrão pensou: “Alguém que cuida com tanto cuidado e carinho da casa que emprestei, cuidará também com o mesmo capricho da minha fazenda. Esse rapaz é o único aqui que pensa como eu. Estou velho e preciso de alguém que me ajude na administração da fazenda”. Em seguida, resolveu, ir até a casa do rapaz.
Após tomar um café fresco, ofereceu ao jovem um emprego de administrador da fazenda.
o mesmo, todo feliz, aceitou na hora.
Os outros trabalhadores, admirados com o que aconteceu, novamente foram perguntar a ele:
- Por que tem gente que se dá bem na vida e outras nada conseguem?
E ouviram com atenção a resposta do chefe:
- Nós podemos mudar a nossa realidade. Se quisermos, teremos uma vida melhor. Mas tudo depende da vontade de cada um, pois todo mundo tem capacidade para ser bem sucedido na vida.

O QUE EU APRENDO:
Não importa qual o seu trabalho. Faça-o sempre com amor, dedicação, alegria, ... acrescente...faça a diferença.... Você só tem a ganhar!

Procure agir assim em tudo o que fizer na vida, pois os resultados serão sempre os melhores!!!


REFLITAM BASTANTE!
André Lyra

terça-feira, 25 de maio de 2010

ENRIQUEÇA SUA VIDA

Amados

O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida. Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe deles. Provérbios 22:4-5

Meu querido(a),Aprenda a apreciar o nascer do sol e você ficará mais rico a cada manhã. Aprenda a apreciar os desafios e dificuldades e você irá perceber que aquelas mesmas coisas que paralisam a maioria das pessoas serão as mesmas que irão lhe energizar. Aprenda a amar as pessoas ao seu redor e a sua riqueza irá se multiplicar em cada vida que você tocar.

A verdadeira riqueza não consiste em obter aquilo que você deseja. Riqueza cheia de significação consiste em amar aquilo que você tem e ser aquilo que você realmente é. Sob muitos e variados aspectos, você já é muito rico. Aprenda a amar e a valorizar aquilo que, graciosamente, por Deus já lhe foi dado e você verá ainda maiores riquezas sendo acrescentado à sua vida.

O que é que você realmente aprecia, ama e valoriza? Onde é que você encontra o mais autêntico senso de gratificação pessoal? Chances mui fortes existem de que, aquilo que você ama, valoriza e aprecia, serão essas mesmas coisas que irão enriquecer a sua vida.

As pessoas de um modo geral estão buscando riquezas quando, na realidade, o que elas precisam é de satisfação interior.


PENSE NISSO!
André Lyra

RIQUEZAS SEM PREÇO

Amados,Um homem ainda jovem, vivia descontente com a sorte e por isso reclamava de sua vida:
- Droga! Não consigo nada, nada dá certo na minha vida, enquanto tem tanta gente rica e feliz! Como é que posso ser feliz nesta vida, sem possuir nada?
Um amigo idoso, ao ouvir aquele homem dizendo tais coisas, lperguntou:
- Por acaso você é tão pobre quanto diz ser? Deus não te deu saúde e juventude?
O homem, respondeu:
- Não digo que não ... até me orgulho bastante da minha força e juventude.
Então, o idoso, muito sábio, pegou a mão direita daquele homem e perguntou:
- Você me deixa cortar sua mão por mil reais?
E o jovem homem, indignado, respondeu:
- Claro que não! Que idéia! tá maluco?
O idoso sabiamente fez outra pergunta:
- E a mão esquerda, você não me deixa cortá-la por 2 mil reais?
O homem, não entendendo aquela insistência do idoso, respondeu:
- Claro que também não!
Mas o idoso surpreendeu ainda mais quando perguntou ao jovem homem:
- E por dez mil reais, você venderia seus olhos? Você ficaria cego por dez mil reais?
O homem, apavorado, rapidamente respondeu:
- Ora, você está ficando louco! Claro que nunca venderia meus olhos, por dinheiro algum. Meus olhos, minhas mãos, não têm preço!
Então, o idoso concluiu:
- Pois é, olha só quanta riqueza Deus te deu e você ainda reclama!

O QUE APRENDEMOS:
A verdadeira riqueza não tem preço!

Se você tem agido como o homem desta história, reclamando de tudo, pare, pense, você tem muita riqueza.
Basta olhar para você, você vive, tem saúde... tem sua família... Olha quanta riqueza!!!

PENSE NISSO!
André Lyra


segunda-feira, 24 de maio de 2010

COMO LIDAR COM A CRÍTICA

Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência. Provérbios 9:8b,9

Amigos,Obviamente que é muito bom receber elogios e louvor. No entanto é a crítica que pode trazer a você algo de valor realmente genuíno. É bom saber que aquilo que você está fazendo está sendo bem recebido por outras pessoas, porém, melhor ainda e mais importante é ter conhecimento do que você está fazendo de errado. Mesmo quando a crítica a seu respeito é baseada numa falsa percepção ou numa dedução falha, não verdadeira, uma vez que você a conheça você estará numa posição estratégica para fazer uma análise objetiva.

Ouça com atenção àqueles que o criticam. Eles estão lhe fazendo um favor - apesar de esta não ser de modo algum a intenção deles. Se a crítica é totalmente sem fundamento, isto é na verdade a afirmação de que você está fazendo uma diferença. Se ela tem algum mérito, ela se transforma num valioso feedback.

Tenha em mente que cada crítica é apenas a opinião de alguém. Tome-a e use-a para seu próprio benefício. Não existe razão para que uma crítica o empurre para baixo. Pelo contrário, use-a para seu próprio proveito. Sempre que você deixa de temer a crítica ela passa a ser sua amiga e aliada; isso porque quando você a ouve e dela aprende você acrescenta preciosos valores a tudo que pretende ou irá realizar.

A crítica é sob muitos aspectos um mal-entendido. Nós temos que lê-la não para entender as outras pessoas, e sim para nos entender a nós mesmos.

Nunca deixe de fazer o que te é devido. As pedras são geralmente atiradas em árvores que produzem frutos.


PENSE NISSO!
André Lyra

FELICIDADE

Queridos,A felicidade não está no exterior, e sim dentro de Nós. Nossa mente e nossas emoções, assim como o que pensamos de nós mesmos, nos deixam felizes ou infelizes. Somos felizes se temos uma boa dose de auto-estima e de respeito por nós mesmos. A auto-estima pode ser temporariamente estimulada por drogas, bebida, elogios, poder, dinheiro ou ilusões que criamos. Contudo, o caminho confiável e duradouro para fortalecermos a auto-estima é cultivar o que temos de melhor. A felicidade duradoura não é conquistada por meio do consumo. Ela requer nossa participação ativa naquilo que valorizamos. Fazer as coisas da forma certa, aproveitá-las e nos orgulharmos do que realizamos são atitudes que nutrem a felicidade – e elas exigem desenvolvimento e individualidade. Procurar conquistar o melhor somente nas áreas com as quais você tem mais afinidade, mais competência, é mais divertido do que entediante. Obter o melhor se torna relativamente fácil.


PENSE NISSO!
André Lyra

PARA REFLETIRMOS

Amados,Contam que numa carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças. Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa ? Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito. Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse :
-- Senhores ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes. A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalharem juntos. Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas. É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades... isto é para os sábios !


Com Muito Carinho,
André Lyra

FALANDO AOS CASADOS...

Minha amiga,Embora casamento seja coisa de adultos, pouquíssimos de nós o são, quando casamos. Tornar-se adulto leva tempo, talvez uma vida inteira. Entretanto, o casamento, que é provavelmente o mais massacrante dentre todos os relacionamentos humanos, também pode ser o motor do nosso crescimento. No casamento adulto, entendemos que não somos, nem devemos ser, o professor, o pai ou a mãe, o editor, o supervisor um do outro. O casamento adulto nos permite encontrar o equilíbrio entre independência e união. No casamento adulto, tornamo-nos cada vez mais condescendentes, tolerantes com as limitações e imperfeições do parceiro. Também não ficamos contando quem perdeu e quem ganhou. No casamento adulto, reconhecemos que nem sempre precisamos estar de amores um com o outro. De fato, estamos bem conscientes de que isso não pode acontecer o tempo todo. Esse tipo de casamento, porém, permite-nos segurar a barra quando nos desentendemos e aguentar firme até fazermos as pazes. E, para encerrar, no casamento adulto, somos capazes de pedir desculpas, quando estamos errados e não tripudiar, quando estamos certos.


PENSE NISSO!
André Lyra

NÃO SEJA SOBERBO AMADO

Meu amigo,A soberba está muito distante da humildade. É lamentável que algumas pessoas só percebam esses- comportamento no final de suas vidas, muitas vezes num leito de hospital, quando muito pouco podem fazer para reconstruírem o que destruíram, nos outros e, principalmente, em si mesmas. Humildade refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra". A humildade consiste em avaliar-se da maneira que corresponde à realidade. Muitos são os pretensamente humildes, mas simplesmente o são porque nada tem ou fizeram que se tornasse digno de ostentar. Não é que sejam humildes; são incapazes. No fundo têm um coração cheio de ambição e inveja. Humildade não deve ser confundida com fraqueza e ausência de auto-estima. De fato, existe uma fronteira muito estreita, mas é possível ser humilde sem perder o respeito próprio e ser orgulhoso sem perder o senso de humildade. Enfim, meu querido internauta:

Humildade sem autoconfiança é fracasso. Autoconfiança sem humildade é arrogância.


REFLITA MAIS UM POUCO OK...
André Lyra

SEÇÃO,PERGUNTAS E RESPOSTAS ANÔNIMAS

Amigo,Jornais do mundo inteiro, noticiaram esta semana que um milionário do oriente médio, comprou 10 carros da marca Aston Martin – que ficou popularizada nos filmes de James Bond, por 24 milhões de reais. Um de cada cor. Pra que será que alguém quer 10 carros? Mas a pergunta importante é: será que dinheiro traz felicidade? Um estudo com 22 vencedores do grande premio de uma loteria, verificou que embora eles tenham demonstrado uma euforia inicial, esse estado de espírito não durou. Um ano depois, nenhum deles estava mais feliz do que antes. Quando estamos numa situação financeira razoável, nos sentimos mais felizes do que se estivéssemos muito pobres. No entanto, uma vez que estamos bem alimentados, vestidos e abrigados, enriquecer provavelmente não aumentará nossa felicidade. É importante ver o dinheiro como um meio, não como um fim. Traz liberdade, não escravidão. Existe para fornecer segurança, não preocupações. Acumular dinheiro deve servir para proporcionar mais felicidade, caso contrário se torna um fardo. Enfim, meu querido amigo: respondo a pergunta se dinheiro pode comprar a felicidade? - minha resposta é: sim, pode, se você é uma pessoa pobre.


PENSE BASTANTE!
André Lyra

A IMPORTÂNCIA DA FÉ

Um amigo meu, 1 homem forte, corajoso, teve sua vd marcada p 1 tragédia: ele sofreu 1 grave acidente d carro numa rodovia perigosa, q voltava d 1 viagem com 3 amigos.
Naquele momento de desespero, ele só se preocupou em saber dos amigos. Somente depois d desmaiar e acordar em um hospital é q ficou sabendo a extensão da tragédia: tinha perdido 2 amigos e o outro estava fora d perigo, mas em observação.
Meu amigo tinha sofrido traumatismos internos e seu estado era gravíssimo. Estava triste e q sem forças p lutar p própria vd.
Devido ao seu estado físico e à angústia, p t perdido os principais amigos de infância, ele se sentia a pessoa mais abandonada do mundo. E, ao ver a correria dos médicos, passando p lá e p cá sem sequer olhar p ele enquanto perdia as forças, imaginava q ñ teria a menor chance d continuar vivo.
Mas d repente, 1 jovem, usando roupas d médico se aproximou e disse:
- Bom dia! O senhor é um homem d sorte. O maior e + respeitado
cirurgião d país está aq no hospital, e o senhor será operado p ele. Meus parabéns!
Ao ouvir o rapaz ficou aliviado, se encheu d esperanças novamente e começou a acreditar em sua recuperação. Respirou fundo e f p a sala de cirurgia confiando que iria sobreviver.
No dia seguinte, passado o período d anestesia, a 1º coisa que
ele fez ao acordar, foi perguntar onde estava o médico q o havia operado, pois queria agradecê-lo pessoalmente.
Então a enfermeira pediu q aguardasse um momento, pois chamaria o médico.
De repente, entrou na sala o mesmo rapaz q o havia levado p a sala de cirurgia.
Confuso, perguntou ao rapaz:
- Onde está o médico q m operou? Aquele que vc disse q era o
cirurgião + respeitado de todos?
P surpresa do mesmo, o jovem d um sorriso e falou:
- O senhor está diante dele. O senhor estava muito fragilizado, com medo d morrer, e eu queria q se sentisse seguro e confiante. Se dissesse q eu seria o médico responsável pl cirurgia, o senhor ñ teria acreditado q sairia vivo d cirurgia. E a certeza d sua cura foi fundamental para vc sair com vd desta operação.

O que Aprendemos:

Com fé tudo é possível.


Creiaaaaaaa...

André Lyra

quarta-feira, 19 de maio de 2010

IGUALDADE

Amigos,Um rabino foi convidado para um banquete na casa de um amigo. Quando chegou, viu que o local estava todo arrumado e enfeitado.
Após os cumprimentos, o rabino pediu ao homem que retirasse todos aqueles enfeites. O dono da casa, então, quis saber:
- Mas por que? O senhor não gostou?
E o rabino disse:
- Não se trata disso. Uma pessoa não deve ser diferenciada da outra na sua condição de hóspede. Eu desejo ser tratado de maneira igual ao mais humilde hóspede. Ou você faz o que pedi ou me prometa que, de agora em diante, você receberá do mesmo modo todos aqueles que visitarem a sua casa.
O homem insistiu:
- Mas rabino, se eu tratar a todos os meus hóspedes da mesma maneira que pretendo tratá-lo eu irei à falência!
Então, o rabino concluiu:
- É por isso que pedi para você retirar os enfeites...
O anfitrião, então, retirou os enfeites que tinha posto, serviu uma refeição mais humilde e deixou sua casa com a aparência simples de sempre.

O que aprendemos:

Somos todos iguais perante Deus.
Por isso, não podemos mudar a forma de tratar uma pessoa por causa de sua condição social. Acima de tudo temos que ter respeito e amor ao próximo.


Reflitam!

André Lyra

terça-feira, 18 de maio de 2010

DEFINIÇÕES AMOROSAS

Existem infinitas definições de amor, mas quando estamos amando sentimos nosso ser irradiando alegria, paz e uma sensação de plenitude. Se o amor se baseia no próprio bem-estar e no bem-querer ao outro, como se pode acreditar que exista um amor possessivo, que trata a outra pessoa como se fosse um objeto de uso exclusivo. O ciúme é a arma dos inseguros, dos que ainda não aprenderam a amar. O desejo de posse é de tal ordem perturbado que se fosse possível o possessivo instalaria um botão de liga / desliga na pessoa possuída, para garantir a exclusividade de sua vida. Esta doideira, cheia de exigências, pode ser qualquer coisa, exceto amor. Como se pode amar alguém, se não permite que essa pessoa tenha sua própria individualidade? Para que esta relação prospere ela não será nunca uma relação entre duas pessoas iguais em direitos. Haverá um dominador e um dominado. Alguém se impõe junto com alguém que se anula. É uma relação de poder e não uma relação amorosa. O amor maduro é uma união que permite que ambos preservem sua própria individualidade. Enfim, meu querido amigo: quando duas pessoas se amam elas não se submetem nem se dominam, elas se completam.


REFLITA MAIS!

André Lyra

ATITUDE

Meu querido Internauta: a atitude é a escolha mais importante que fazemos na nossa vida porque ela afeta tudo o que fazemos. Várias pesquisas comprovaram que a atitude é muito mais importante do que inteligência, educação, talentos especiais ou sorte. Os pesquisadores concluíram que até 85% do nosso sucesso na vida podem ser atribuídos à atitude, enquanto os outros 15% se devem à capacidade. Um dos mais respeitados psicólogos americanos, disse: “A maior descoberta da minha geração é que os seres humanos podem alterar suas vidas ao alterar suas atitudes”. É importante, então, compreender o que exatamente é uma atitude. Atitude é conjunto de pensamentos sobre nós mesmos, os outros, as circunstâncias e a vida em geral. A atitude é a velha lei de causa e efeito: uma boa atitude obtém bons resultados; uma atitude ruim traz maus resultados. Não podemos ajustar as nossas situações às nossas vidas de um modo perfeito, mas podemos ajustar nossas atitudes para que se adaptem a qualquer situação. Dá para concluir que as atitudes são mais importantes do que os fatos. Enfim, meu querido amigo: o problema não é o problema – o problema é a sua atitude com relação ao problema.

PENSE NISSO!
André Lyra

OBSERVANDO...

Um produtor rural de São José do Rio Preto que estava sequestrado desde sexta-feira, dia 7 conseguiu fugir do cativeiro, em Mogi-Guaçu, na madrugada da última segunda-feira. A vítima conseguiu escapar quando o sequestrador que o vigiava dormiu. A polícia chegou ao cativeiro logo depois da fuga. O suspeito que estava no local foi preso e encaminhado para a delegacia. A polícia ainda busca outros suspeitos de terem participado do crime. Recentemente aconteceu o episódio trági-cômico de um terrorista bem trapalhão, nos Estados Unidos. Tudo que ele podia fazer de errado, ele fez. Em ambos os casos, a incompetência funcionou a favor da sociedade. Mas cabe uma consideração, algo que você, internauta, pode refletir e tirar como aprendizagem. Não é o bom que vence o mau. Não é o honesto que vence o desonesto, não é o inteligente que vence o burro. Quem vence é o mais comprometido. Mais comprometido com que? Com suas metas, com seus objetivos. O mais comprometido é o mais focado, sabe o que quer e não se deixa levar por distrações. Nos dois casos que eu citei, os maus não foram derrotados pelos bons, os bandidos não perderam para polícia: perderam para si mesmos, por causa da sua falta de empenho, de comprometimento. Felizmente!


André Lyra

AVANCE, SEMPRE!!!

Amigos,Um lenhador percorria há anos a mesma floresta.
Todos os dias ele observava com cuidado as árvores e cada detalhe da mata que faziam com que seu trabalho fosse o mais produtivo possível. E, assim, ele ia ganhando seu sustento com determinação e paciência.
Certo dia, o lenhador encontrou um sábio meditando na floresta, e os dois começaram a conversar. O lenhador resolveu contar como era difícil seu trabalho diário, sua cansativa rotina de cortar a lenha, carregá-la até a cidade e encontrar um comprador para conseguir algum dinheiro.
Durante a conversa, o sábio perguntou se ele conhecia toda a floresta.
O lenhador respondeu:
- Mais ou menos...
O sábio, então, falou:
- Avance, meu filho, existem muitos tesouros esperando por você!
Durante anos, quando os dois se encontravam, a saudação do sábio era sempre a mesma:
- Avance, meu filho, ainda existem muitos tesouros esperando por você!
Certa vez, o lenhador, decidiu seguir os conselhos do sábio e entrou na floresta, numa área ainda não explorada.
Ele olhou ao redor e ficou Maravilhado. Tudo o que via era diferente; os animais, as árvores e as flores. Para sua surpresa, ele encontrou uma mina de prata. Apanhou um pouco e, com a venda, conseguiu dinheiro suficiente para sobreviver uma semana.
Então, todas as semanas ele ia até a floresta, feliz com a mina de prata, pois tudo de que precisava era trabalhar uma vez por semana. Porém, sempre que encontrava o sábio, continuava ouvindo o mesmo conselho:
- Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você!
Até que um dia o lenhador resolveu aceitar a provocação do sábio e foi além da mina de prata, passando por outras vegetações e, se deparou com uma mina de ouro. Extraiu o quanto pôde e depois vendeu
no mercado da cidade.
Era a maravilha das maravilhas, pois ele tinha dinheiro
para um ano de vida.
Todos os anos, agora ex-lenhador, ia até a floresta, feliz com a mina de ouro, pois só precisava trabalhar uma vez por ano. Mas continuava encontrando o sábio que repetia para ele:
- Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você!
Mas o ex-lenhador estava muito tranqüilo, pensava que já tinha conseguido tudo o que poderia imaginar.
Até que novamente resolveu aceitar a provocação do sábio e foi além da mina de ouro, chegando até um local onde encontrou uma mina de diamantes. Pegou a pedra mais linda que encontrou, a levou até a cidade e conseguiu dinheiro para nunca mais precisar de trabalhar.
Muitos anos depois, contando para seu filho a história da sua riqueza, ouviu a seguinte pergunta:
- Pai, por que você continua indo à floresta todos os dias, mesmo sem
precisar mais de dinheiro?
O homem, olhou carinhosamente para o filho e disse:
- Eu gosto de pensar que sempre existe um novo tesouro para encontrar!

Refletindo:


O empreendedor sempre tem o senso de procurar um tesouro no próximo movimento. Isso alimenta seu espírito e aquece seu coração.
Sucesso é conhecimento colocado em ação.
Lembre-se do que disse o sábio:
Avance! Ainda existem muitos tesouros esperando por você!


André Lyra

segunda-feira, 17 de maio de 2010

CONHECIMENTO E SABEDORIA

Dois homens procuraram um Sábio para saber a diferença entre conhecimento e sabedoria.
O Sábio mandou que cada um separasse cem grãos de feijões e colocassem cinqüenta em cada sapato e depois subissem a montanha mais alta das proximidades.
No dia seguinte, os dois homens começaram a subir a montanha com os feijões nos sapatos. Ao chegarem lá no alto, um deles se mostrava bastante prejudicado pelo grande esforço.
Seus pés, depois do intenso esforço, estavam completamente machucados pelos grãos e o outro homem, ao contrário,
mostrava-se tranqüilo e absolutamente em forma.
O primeiro homem quis saber por que ele estava exausto e com os pés feridos e seu colega de caminhada parecia nada sentir.
E veio a explicação: enquanto o primeiro homem pegou cem grãos de feijão e os colocou divididos igualmente nos sapatos, o segundo homem, na noite anterior, cozinhou seus grãos antes de colocá-los nos sapatos.



O QUE APRENDEMOS:

A diferença entre conhecimento e sabedoria é que não basta obter a informação e a cultura somente através de teorias. Você tem que vivenciar as coisas que aprendeu, viver experiências, tirar conclusões, colocar à prova. De nada vale se trancar numa biblioteca e absorver todo o conhecimento dos grandes pensadores e consumir as grandes obras da cultura do mundo, se não colocar em prática seu conhecimento. Sabedoria é o aprendizado colocado em ação, o conhecimento testado e a experiência vivida. Sabedoria é mais do que conhecer a estrada, é ter pisado nela e conhecer seus atalhos !!!

André Lyra

sábado, 15 de maio de 2010

SUFICIENTE PARA SER FELIZ

Porque onde há inveja, e espírito faccioso, aí há perturbação e toda a obra perversa. Tiago 3.16

Amados,Um pequeno caracol que vivia perto do oceano notou com inveja a grande e bonita concha em que a lagosta vivia.

"Que maravilhoso palácio a lagosta carrega em suas costas! Eu desejaria viver em seu lugar," lamentou o pequeno caracol. "Oh, como meus amigos me admirariam nesta concha!"

De repente, algo aconteceu. O invejoso caracol viu a lagosta deixar sua concha para desenvolver- se em outra, maior. Ao ver a concha da lagosta, vazia e abandonada na praia, o caracol pensou:
"Agora meu desejo será realizado."

E ele proclamou a todos os seus amigos que agora iria morar em um majestoso palácio. Os pássaros e os animais então assistiram o caracol soltar-se de sua pequena concha e orgulhosamente rastejar para a concha da lagosta.

Ele soprou, bufou, tornou a soprar até perder o fôlego esforçando-se para adaptar-se à nova concha. De nada adiantou porque era muito pequeno para ajustar-se dentro da concha da lagosta.
Ele só parou de tentar quando se viu completamente exausto. Aquela noite ele morreu porque a concha grande e vazia estava muito fria.

Um velho e sábio corvo disse, então, para os corvos mais jovens:
"Prestem atenção! É este o resultado da inveja. O que vocês têm é o bastante. Sejam vocês mesmos e livrem-se de problemas. É melhor ser um caracol em sua pequena concha confortável do que ser um pequeno caracol em uma concha grande e congelar até a morte.

Esforçar-nos, com ânimo e determinação pela realização de nossos sonhos é saudável e gratificante. Fazer comparações com outras pessoas buscando ser igual ou melhor que elas nos torna pequenos e insignificantes. "

PENSE NISSO!
André Lyra

quarta-feira, 12 de maio de 2010

O QUE NÃO PODE SER MODIFICADO PRECISA SER SUPORTADO

Amigos,Vamos separar os fatos em duas categorias: na primeira colocamos os que são produzidos pelas pessoas, isto é, objetos, instituições, regras de conduta etc. e estes ficarão de fora desse nosso assunto de hoje - e na segunda categoria colocamos os fatos inerentes à existência, coisas da vida. Exemplos: o sistema solar é um fato da vida; os satélites de comunicação são fabricados pelo homem. Outro exemplo: a lei da gravidade é um fato da vida, enquanto que as leis contra homicídio são estabelecidas pelo homem.

Ou seja, os fatos da existência – em oposição a “fatos fabricados pelo homem”, isto é, objetos, instituições, práticas ou fatos da vida são independentes da consciência, da aprovação, das crenças e sentimentos de alguém ou de todos.

O ponto principal para sua reflexão, meu querido internauta, minha querida amiga é que um fato dado pela vida tem que ser; nenhuma alternativa é possível. É o tipo de fato que é imutável, inevitável e, portanto, inalterável por agentes humanos. São fatos inflexíveis, isto é, o contrário de escolhidos. Por mais estragos que causem, os tsunamis, os terremotos, os furacões, são, também, fatos dados pela existência e não estão sujeitos à apreciação, ao julgamento de ninguém. De ser aceitos sem avaliação. Fatos da realidade devem ser encarados não com aprovação ou censura, elogios ou acusações, mas sim com um gesto silencioso de anuência, de concordância. Em outras palavras: tal coisa é, e ponto final. Não cabem julgamentos. Não pode ser considerada como boa ou má; certa ou errada; ela simplesmente é, independente de você gostar ou não. Quando você os julga, como bons ou maus, isso ou aquilo, você infantilmente está tentando reescrever a realidade. Você pensa que as coisas não deveriam ser como são e sim como você gostaria que elas fossem. Você está propondo uma alternativa para o inalterável. Fala sério!!!

Exemplo: choveu. Não cabe julgamento. Simplesmente choveu e teremos de lidar ou não com as conseqüências dessa chuva. Cria um sofrimento desnecessário você se desesperar porque “não deveria” ter chovido. Choveu porque todas as condições meteorológicas para que a chuva ocorresse estavam presentes, independente da vontade das pessoas.

Outro exemplo: morre uma pessoa que gostamos muito por causas naturais. Ainda que nosso desejo fosse outro, a pessoa morreu porque todos os fatores que a levaram à morte estavam presentes, independente dos nossos desejos.

O sábio aceita o que imposto pela natureza e reconhece que é sua responsabilidade adaptar-se ao universo, e não o contrário.

Resumindo: O que não pode ser modificado, precisa ser suportado.


PENSE NISSO!

André Lyra

terça-feira, 11 de maio de 2010

DE VOLTA AO MESMO LUGAR

ECLESIASTES 1:5 - O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.

Leiam o que Jesus disse em Apocalipse 2:4 - Tenho contra ti que deixaste, ou abandonaste, o teu primeiro amor. 5 - Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e volta à prática das primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.
O Pregador está nos lembrando que o sol nasce e se põe; na verdade não é o sol que viaja, somos nós, pois a terra gira em torno do sol, a terra é que foge criando, assim, a noite e o dia. Uma vez, enquanto dirigia meu carro com minha família, minha filha Karina na ocasião com 5 anos que estava no banco de trás me disse que o sol está "andando". É que dá a sensação de que o sol está se escondendo e aparecendo por detrás dos prédios e árvores provocando sombra e impedindo que ele nos forneça calor. Mas ele está lá, firme, majestoso e cheio de energia solar.
Fiquei a meditar naquelas palavras e pensei: nossa vida é parecida com aquela sensação que minha filha teve; vivemos a nos esconder de Deus por causa de nossos erros cometidos e em certas circunstâncias sentimos frio e solidão por causa das "sombras" que são causadas em nossas vidas, e sempre driblamos os prédios e árvores para pegar um calorzinho a mais para nos aquecer. Cai a noite, o sol some mas de manhã cedinho lá está ele de volta ao lugar de sempre, imponente.
Não sei se vocês passam por isso, mas muitas vezes sinto frio e preciso procurar me agasalhar com minhas desculpas para aliviar a consciência e ver se ela aquece um pouco.
O profeta Isaías bem escreveu no capítulo 64:6 - Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, nos arrebatam.
Por mais que tentemos, sem a presença acolhedora de Jesus e sua luz não poderemos melhorar nossa condição.

"Deixa a Luz do céu entrar na sua vida e resplander o sol da justiça de Deus..."

André Lyra

PERDÃO DE CRIANÇA

Amigos,Dois garotos, muito amigos e vizinhos, brincavam todos os dias.
Certo dia, um deles chegou em casa nervoso e chorando muito, dizendo que o amigo tinha batido nele.
O pai, ao ouvir o filho chorando, ficou irritado e indignado. Imediatamente chamou a esposa e avisou que iria à polícia dar parte do vizinho por ter batido no seu filho.
Mas, antes de entrar no carro, o menino pediu ao pai:
- Pai, espera um pouquinho aqui, que eu vou falar uma coisa para o meu colega.
O pai logo pensou que o filho iria dizer umas poucas e boas ao amigo que o tinha machucado.
Porém, se surpreendeu quando ouviu o mesmo gritar para o amigo :
- Eiii, eu vou com o meu pai até a cidade, mas já já eu volto pra gente brincar, tá legal?
O amiguinho , parecendo querer ir também com ele, perguntou:
- Tá bom, mas você vai fazer o que na cidade?
Nesse momento, o pai caiu em si, e percebeu a tolice que iria fazer ao denunciar o caso para a polícia.

Refletindo:
As crianças não guardam mágoas.
Elas são autênticas, espontâneas, sinceras. Elas esquecem E perdoam com facilidade.

Carinhosamente,

André Lyra

domingo, 9 de maio de 2010

DEUS PENSA EM VOCE...

Amados,Todas as pessoas pensam em Deus, mesmo aquelas que afirmam não professar qualquer fé, e se intitulam: “ateus graças a Deus”.A grande pergunta é: será que Deus pensa em nós, em você?Afinal, nós estamos presos a este planeta, sujeitos a todo tipo de limitação e fraqueza, enquanto que o Senhor Deus é o Criador e proprietário do universo. Seria lógico imaginar que Ele viesse a dedicar tempo a criaturas tão insignificantes?Para nossa felicidade, a Bíblia Sagrada nos assegura que Deus pensa em nós e, mais do que isso, que seus pensamentos são de bem e de paz e não de julgamento ou de repreensão pelas nossas falhas.Mais extraordinário, porém, é observar que embora Deus seja onipotente, e que suas determinações não dependem de ninguém ou de qualquer circunstância, o objetivo de seus cuidados não é nos oferecer coisas de natureza diversa de nossas necessidades pessoais.Deus quer que atinjamos os objetivos que estão em nossa mente e coração. Sim, exatamente aquilo que você tem desejado há tanto tempo.Saiba que Deus “existe e que é galardoador dos que o buscam, sem limite para as bênçãos que pode e deseja oferecer.
PENSE NISSO!
André Lyra

UM ANJO CHAMADO MÃE...

Uma criança pronta para nascer, perguntou a Deus: - Senhor, dizem que descerei para a Terra amanhã, mas como vou viver lá, sendo assim, tão pequena e indefesa? E Deus falou: - Entre muitos anjos, eu escolhi um, muito especial para você. Esse Anjo está te esperando e tomará conta de você. A criança, curiosa, continuou: - Mas, Senhor, aqui no céu eu não faço nada, a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para eu ser feliz...como será lá na Terra? E Deus falou: - Seu Anjo irá cantar e sorrir para você. A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu Anjo e será feliz. A criança queria saber mais e perguntou: - E como vou entender, quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas da Terra falam? E Deus respondeu: - Com muita paciência e carinho, seu Anjo vai ensinar você a falar. A criança quis saber mais: - E o que vou fazer quando eu quiser falar contigo, Senhor? Deus disse: - Seu Anjo vai juntar suas mãos e ensinar você a orar. A criança, preocupada, perguntou também: - Eu ouvi dizer que na Terra existem homens maus. Quem vai me proteger dos perigos? Deus, então, respondeu: - Seu Anjo irá defender você, mesmo arriscando sua própria vida. A criança queria saber muito mais e falou: - Então serei sempre triste porque não o verei mais, Senhor! Deus disse: - Seu Anjo sempre irá falar de Mim para você. Vai ensinar a maneira de você vir a Mim. E Eu, sempre estarei dentro de você! Nesse momento, havia muita paz no Céu, mas, as vozes da Terra já começavam a ser ouvidas. A criança, apressada, pediu carinhosamente a Deus: - Oh, Deus! Se este é o momento de ir para a Terra, por favor, me diga...qual o nome do meu Anjo? E Deus respondeu: - Você chamará o seu Anjo de: MÃE ! REFLEXÃO: Deus deu às mães o poder máximo de um ser humano: gerar a vida. ELE sabe que as mães são verdadeiros Anjos. Elas se fazem presentes em cada pedacinho de nossas vidas; - orientando, ensinando, protegendo, amando...
PARABÉNS AS MAMÃES!!!
Sinceramente,
André Lyra

quinta-feira, 6 de maio de 2010

PROFISSÃO: MÃE

1 Mulher f renovar a sua carteira de motorista. Quando perguntaram qual a sua profissão, ela ficou confusa. Não sabia definir. O funcionário insistiu:
- Em q a senhora trabalha?
Respondeu:
Sou mulher, sou Mãe!
O funcionário explicou: Nós ñ consideramos isso 1 trabalho. Pensou um pouco e respondeu:
Sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas. Ele ficou pensativo e Ela precisou repetir devagar, destacando as palavras mais importantes.
Depois de tr anotado td, o rapaz ainda perguntou:
P favor, pd me explicar o q é que a senhora faz exatamente? Calma, ela explicou:
Desenvolvo um programa a longo prazo, dentro e fora de casa.
Pensando na sua família, ela continuou:
Sou responsável por uma equipe e já recebi 4 projetos. Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de exigência é de 14 horas por dia, às vezes até 24 hs dia.
à medida q ia contando suas responsabilidades, Ela notou que aumentava o respeito do homem, q preencheu td o formulário com os dados fornecidos.
Q voltou para casa, a mesma f recebida p sua equipe: A filha, de 13 anos, outra de 7 e a caçula de 3.
Subindo no andar d cima da casa, ela pôde ouvir o seu mais novo projeto: um bebê de seis meses. A mesma pegou o bebê nos braços e pensou na alegria d poder ser mãe, esposa, mulher.
D repente, as filhas entram no 4º e começam a pedir:
- Mãe, onde está meu sapato?
A outra:
- Mãe, m ajuda fazer o dever de casa?
A outra, menor:
- Mãe, o bebê ñ pára de chorar. .....Mãe, vc me busca na escola? Mãe, vc vai assistir a minha dança? Mãe, vc compra? Mãe..."
Sentada na cama, A abençoada pensou: "se ela eu sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas, o q sãos as avós?" Logo descobriu 1 título p as avós: doutoras-sênior em desenvolvimento infantil e em relações humanas. Bisavós, doutoras executivas sênior. As tias, doutoras-assistentes.

Reflexão:
Ser mãe é a melhor de todas as profissões
É uma profissão p td a vida.

PARABÉNS A TODAS AS MÃES!

André Lyra

terça-feira, 4 de maio de 2010

APRENDA DE UMA VEZ...

Se o sucesso não tivesse um custo, todo mundo seria um sucesso.
Se as conquistas não tivessem um custo, todos seríamos conquistadores. Se a felicidade não exigisse dedicação, ela perderia o sentido. Temos a tendência de pensar em grandes conquistas levando em conta apenas o resultado final. Mas geralmente isso é só uma gota. A conquista mesmo está no fazer, no esforço, na dedicação, no custo exigido. Ter uma vida de sucessos não significa acumular troféus e prêmios. Mas sim estar disposto a comprometer-se com o custo que esse sucesso exige. Ser um sucesso exige esforço, dedicação, disciplina, foco, paixão e muitas outras qualidades. E todas estas exigências devem ser exercitadas em todos os momentos. No preço que você paga está o valor que você procura.


André Lyra

REFLITA MAIS...

Conta-se uma fábula sobre um homem que caminhava vacilante pela estrada, levando uma pedra em uma das mãos e um tijolo na outra. Nas costas carregava um saco de terra; em volta do peito trazia vinhas penduradas. Sobre a cabeça equilibrava uma abóbora pesada. Pelo caminho encontrou um transeunte que lhe perguntou:
-- Cansado viajante, por que carrega essa pedra tão grande?
-- É estranho, respondeu o viajante, mas eu nunca tinha realmente notado que a carregava.
Então, ele jogou a pedra fora e se sentiu muito melhor. Em seguida veio outro transeunte que lhe perguntou:
-- Diga-me, cansado viajante, por que carrega essa abóbora tão pesada?
-- Estou contente que me tenha feito essa pergunta, disse o viajante, porque eu não tinha percebido o que estava fazendo comigo mesmo.
Então ele jogou a abóbora fora e continuou seu caminho com passos muito mais leves. Um por um, os transeuntes foram avisando-o a respeito de suas desnecessárias cargas. E ele foi abandonando uma a uma. Por fim, tornou-se um homem livre e caminhou como tal.
Qual era na verdade o problema dele? A pedra e a abóbora? Não! Era a falta de consciência da existência delas. Uma vez que as viu como cargas desnecessárias, livrou-se delas bem depressa e já não se sentia mais tão cansado. Esse é o problema de muitas pessoas. Elas estão carregando cargas sem perceber. Não é de se estranhar que estejam tão cansadas.
Temos de cuidar com as cargas que roubam nossas forças e energia: pensamentos negativos, culpa, falta de perdão, mágoa, ciúmes, sentimentos de ódio, vingança, auto-piedade ...


André Lyra

MINHA OPINIÃO...

Na última segunda-feira, durante evento para lembrar o Dia Mundial de Combate à Hipertensão, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão,recomendou o sexo seguro como forma de controle de doenças. E o ministro está com a razão. Faça sexo. A mais vital das atividades físicas humanas faz bem para a saúde, inclusive a mental. Não há contra-indicações ou efeitos colaterais, nem mesmo é preciso usar com moderação. Os batimentos cardíacos são acelerados, os órgão internos massageados, a circulação sanguínea e a linfática intensificadas. A produção de hormônios e endorfinas contribui para uma sensação de bem-estar, sendo um excelente antídoto para a depressão e a ansiedade. Assim como a alimentação saudável e exercícios regulares, a atividade sexual regular alivia o estresse, revitaliza o corpo, estimula a mente e ainda é um excelente exercício aeróbio e anaeróbio. A perda calórica por ato sexual pode variar de 100 a 150 calorias. Isso corresponde a caminhar 20 minutos em ritmo moderado. Faça os cálculos: duas vezes por semana pode representar até 1 quilo a menos em um mês. Nada mau! É claro que isso dependerá da sua dieta e também da duração e da intensidade do sexo. Além de ser e ter tudo de bom, o sexo ainda emagrece. Poderíamos até criar um slogan: O MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDA: FAÇA MAIS SEXO.


André Lyra

ME DEFININDO...

O primeiro espelho que o bebê conhece é o rosto de sua mãe, que reflete se ele é bom ou mau, aceitável ou rejeitável. à medida que a criança vai crescendo vai formando a sua imagem a partir de vários outros espelhos. Imagine que você está diante de um espelho grande, desses que ocupa toda uma parede. E, de repente, esse espelho se fragmenta em milhares de pedaços que continuam presos à parede. Cada um destes pedaços vai refletir uma imagem diversa, porque cada um vai refletir um ângulo distinto, diferente. Um pedacinho desse espelho é a visão que seu pai tem de você, outro é a visão de seu professor sobre você, outro de um amigo e assim por diante. Assim, pouco a pouco, a opinião que vamos formando sobre quem somos é baseada no que os outros refletem ou pensam sobre nós. Se alguém diz: “você é burro”, você se acha burro. Se outro diz que “você é bonito” você passa a se achar bonito. Nossa auto-imagem se resume em uma coleção de opiniões alheias, constituindo assim a sua identidade, ainda que totalmente falsa, distorcida. Isso porque ninguém pode conhecer você, a sua essência, a não ser, é claro, você mesmo. VOCÊ É QUEM VOCÊ REALMENTE É - E NÃO O QUE DIZEM QUE VOCÊ É.


André Lyra

FALANDO SÉRIO...COM VOCÊ!

Muita gente se sente frustrada porque nunca viveu um amor daqueles que o cinema mostra. Estes conceitos cinematográficos criaram um mito que diz que a vida não foi realmente vivida, que não valeu a pena, se você não tiver amado com uma intensidade máxima. É claro que estar apaixonado é delicioso, mas é bem diferente do verdadeiro amor. A paixão só ocorre entre duas pessoas que não se conhecem muito bem. à medida que vão se conhecendo, com o passar do tempo, começa um processo de desidealização. Antes víamos a pessoa pela qual estávamos apaixonados como maravilhosa, perfeita. à proporção em que vai se conhecendo, esta imagem idealizada vai se desfazendo, e fica a pessoa verdadeira, real. Só então, o amor pode se instalar. A descrição fantasiosa de amor, conforme feita pela mídia, faz com que seja difícil para qualquer um achar que teve um amor tão maravilhoso como se vê nos filmes. Eu acho que o fato de tornar o romance tão impossivelmente atraente faz com que muitos de nós já tenhamos experimentado a sensação de estar perdendo alguma coisa na vida, ao passo que tudo que estamos perdendo é a versão hollywoodiana do amor perfeito, como se ele existisse num momento da vida. Mas, infelizmente, estamos viciados na visão cinematográfica, e isso nos encoraja a casar com aquela pessoa enquanto ainda estamos apaixonados. Nós queremos ficar juntos antes que o nosso estado romântico aturdido evapore ou amenize. Infelizmente, isso significa que assumimos um compromisso, embriagados com as nossas próprias emoções, antes de sabermos quem é realmente a pessoa com a qual estamos. Enfim, meu querido internauta: a paixão é aquilo que, depois do casamento, se chama engano.


André Lyra